800 demissões

Ministro se propõe a ajudar em acordo entre Volks e trabalhadores

Manoel Dias, do Trabalho, ofereceu apoio ao presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Rafael Marques

adonis guerra/smabc/fotos públicas

Assembleias comandadas por Rafael Marques votaram por greve por tempo indeterminado

São Bernardo do Campo – O ministro do Trabalho, Manoel Dias, entrou em contato hoje (6) com o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC para ajudar nas negociações dos trabalhadores da Volkswagen com a direção da empresa. Em duas assembleias realizadas nesta terça, os funcionários decidiram entram em greve por tempo indeterminado diante da ameaça de 800 demissões.

O contato do ministro foi feito com o presidente do sindicato, Rafael Marques, no final da tarde. As demissões ocorreram depois que os trabalhadores não aceitaram a proposta da empresa de mudar o acordo firmado em 2012 que previa uma série de investimentos da empresa na fábrica de São Bernardo, no ABC paulista, e estabelecia uma tabela de reajustes salariais e benefícios. Diante das fracas vendas de veículos em 2014, a Volks decidiu propor uma renegociação do acordo, proposta rejeitada em assembleia pelos funcionários.

“É difícil o trabalhador aceitar a perda de benefícios que foram conquistados ao longo dos anos para evitar demissões, quando ele sabe que mesmo com as dificuldades que o setor enfrentou no ano passado, o Brasil apresentou o terceiro recorde de vendas em 2014”, afirmou Marques.

Leia também

Trabalhadores da Volkswagen entram em greve por tempo indeterminado

 

Leia também

Últimas notícias