Parada

Greve na GM completa uma semana sem solução à vista

Ministério do Trabalho fará nova tentativa amanhã, em São Paulo

Sind. Met. SJC
Sind. Met. SJC
Audiência no TRT de Campinas não conseguiu superar o impasse

São Paulo – A greve nas fábricas da General Motors (GM) em São Caetano do Sul, São José dos Campos e Mogi das Cruzes completou uma semana nesta segunda-feira (30) sem solução, apesar de três reuniões entre as partes nos últimos dias. Haverá nova tentativa amanhã, a partir das 10h, em reunião mediada pela Superintendência Regional do Trabalho, a representação do Ministério do Trabalho e Emprego em São Paulo.

Representantes da GM e dos sindicatos dos Metalúrgicos de São Caetano, São José e São Paulo/Mogi reuniram-se ontem, no ABC, e decidiram que as negociações serão feitas de forma conjunta. Além disso, os trabalhadores reafirmaram que a greve continua até que as demissões sejam canceladas. Os cortes atingiram aproximadamente 1,2 mil empregados, 10% da mão de obra das três unidades. A fábrica de Gravataí (RS), onde é produzido o Onix, não foi atingida.

Na última sexta-feira (27), também terminou sem acordo audiência de conciliação entre o sindicato de São José e a montadora, no Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, em Campinas. O vice-presidente judicial, desembargador João Alberto Alves Machado, sugeriu a suspensão das demissões para retomada de negociação, mas a GM não aceitou. Assim, foi marcada nova sessão para 8 de novembro.

Leia mais: