'manobra'

Professores estaduais retomam greve no Paraná

Milhares de professores estão na Assembleia Legislativa para pressionar deputados a votar contra projeto que altera regras da Previdência

Jonatas Itiyama /APP-Sindicato

É a segunda greve da categoria neste ano, a primeira teve inicio no dia 9 de fevereiro e encerrou um mês depois

Milhares de professores estão reunidos desde o fim da manhã de hoje (27) em frente à Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) com o objetivo de pressionar os deputados estaduais, que nesta tarde pretendem votar em comissão a constitucionalidade de um projeto de lei apresentado pelo governo do tucano Beto Richa para alterar a maneira como são feitos os pagamentos dos aposentados e pensionistas do estado. Muitos alunos também estão presentes e declaram apoio às reivindicações dos educadores.

No sábado (25), reunidos em Londrina, os professores decidiram em assembleia pela retomada da greve nas escolas públicas do estado em protesto contra a alteração na Paraná Previdência e lançaram a campanha salarial de 2015.

Se o projeto de lei for considerado constitucional, a votação pelo plenário da Alep deve ocorrer na quarta-feira (29). O governo quer que os aposentados e pensionistas com 73 anos ou mais passem a ser pagos com recursos do fundo mantido em conjunto por servidores e pelo estado, liberando assim recursos de um fundo bancado apenas pelo governo, o que resultaria em uma economia mensal superior a R$ 120 mil.

A oposição acusa o governo tucano de orquestrar uma manobra financeira para liberar recursos para quitar dívidas ao custo de sobrecarregar o fundo mantido com as contribuições dos servidores. No fim do ano passado, depois de reeleger-se em primeiro turno com mais de 55% dos votos, Richa revelou que o estado estava à beira do colapso financeiro, em contrariedade ao que afirmara ao longo de toda a campanha.

Centenas de policiais militares já cercam o Centro Cívico para impedir que os manifestantes tentem invadir o plenário da Alep, como ocorreu na última greve dos professores, realizada entre dias 9 de fevereiro e 8 de março.

Leia também

Últimas notícias