Para Michel Temer, morte de Alencar é ‘perda irreparável’

(Foto:José Cruz/Agência Brasil) São Paulo – O presidente em exercício, Michel Temer, fez um pronunciamento à imprensa na tarde desta terça-feira (29), a respeito da morte de José Alencar, ex-vice-presidente. […]

(Foto:José Cruz/Agência Brasil)

São Paulo – O presidente em exercício, Michel Temer, fez um pronunciamento à imprensa na tarde desta terça-feira (29), a respeito da morte de José Alencar, ex-vice-presidente. Ele qualificou como “perda irreparável” a notícia do falecimento e confirmou o luto de sete dias no país. No período, as bandeiras brasileiras serão erguidas a meio mastro.

Alencar será velado no Palácio do Planalto. Temer afirmou ainda que o ex-vice-presidente receberá as honras públicas de chefe de Estado, por ter exercido o cargo de presidente durante viagens de Luiz Inácio Lula da Silva. Na chegada do corpo a Brasília, além do atual vice, ministros de Estado e outras autoridades devem acompanhar o traslado a partir do aeroporto. No palácio, haverá um período aberto à visitação pública.

Dilma Rousseff, que está em Portugual, confirmou que voltará ao Brasil antes do previsto. Lula também deve voltar antes para participar das solenidades de despedidas.

Temer disse já ter manifestado seu pesar à família de Alencar. Como presidente em exercício, ele resumiu: “O fato que hoje ocorreu (morte de Alencar) derivou de uma doença grave que acometeu o vice-presidente, mas soube ele revelar uma vitalidade física e espiritual extraordinária”.

Segundo o atual vice-presidente, Alencar “enfrentou a doença com uma galhardia espetacular”. Temer ainda exaltou o exemplo deixado ao mostrar, diante de uma “tragédia pessoal”, uma tranqulidade interna. “A última palavra é de lamento, porque o Brasil perde uma de suas grandes figuras”, afirmou.

 

Leia também

Últimas notícias