Rio vai investir R$ 100 milhões na Rocinha

Plano que prevê urbanização, plano inclinado, parque ecológico, creche e biblioteca vai começar em três meses

Após o início da Operação Choque de Paz, cinco homens foram presos (Foto: Marino Azevedo/Divulgação/Governo do Estado do Rio de Janeiro)

São Paulo – O secretário de Assistência Social do Rio de Janeiro, Rodrigo Neves, anunciou nesta segunda-feira (14/11) um investimento de R$ 100 milhões que o estado fará na Favela da Rocinha, na zona sul carioca, em um obras de urbanização, plano inclinado, parque ecológico, creche e biblioteca. O plano será posto em prática em meados de fevereiro. 

O trabalho será iniciado com o emprego de cem homens da Companhia Estadual de Águas e Esgoto (Cedae), que regularizar o abastecimento de água e corrigir vazamentos em sete elevatórias no sistema de abastecimento.

Na área conhecida como Portão Vermelho será construído o parque ecológico. Para tal, 250 famílias serão levadas para unidades habitacionais. Já o Largo do Boiadeiro será urbanizado e receberá obras de prevenção de enchentes.

O plano inclinado vai transportadr aproximadamente 3 mil pessoas por dia. Neves também anunciou que uma parceria com a iniciativa privada vai garantir preços compatíveis com a renda dos moradores para a instalação de TV por assinatura. Tudo estará funcionando dentro de três meses.

Prisões e apreensões

A Secretaria de Segurança divulgou nesta segunda que cinco homens foram presos após o início da Operação Choque de Paz, que pacificou a Rocinha. Além disso, foram informados dados sobre apreensão de drogas, armas e outros itens.

Drogas: 120 quilos de maconha (papelotes, tabletes etc.); 60 quilos de pasta base de cocaína; 135 quilos de cocaína.; 135 pedras de crack. e 38 comprimidos de ecstasy. Veículos: 75 Motos e 2 automóveis (um Toyota Hilux e um Astra 2.0) 

Armas: 16 mil munições de diversos calibres; 20 pistolas; 15 fuzis; 1 submetralhadora; 2 espingardas; 20 rojões; 3 granadas; 7 lunetas; 171 carregadores diversos; 3 machadoso; 1 facão; 1 pistola desmontada e 61 bombas artesanais.

Outras apreensões: 50 cartões de crédito; 27 máquinas caça-níqueis; 4 rádios transmissores;  1 réplica de pistola; 1 notebook;  1 Ipod;  1 câmera digital;  1 barraca de camping;  1 capa de colete; 2 gandolas;  1 farda do Exército;  1 camisa da Polícia Civil; material hospitalar; 3 centrais clandestinas de TV a cabo; 21 mil mídias (CDs e DVDs) piratas.