Explosão em prédio no centro do Rio mata pelo menos três pessoas

Guarda Municipal confirma que explosão em prédio no Rio foi causada por vazamento de gás

Rio de Janeiro – Pelo menos três pessoas morreram e dez ficaram feridas, na manhã desta quinta-feira (13), vítimas de uma explosão em um prédio na Praça Tiradentes, no centro do Rio de Janeiro, segundo o Corpo de Bombeiros. O edifício, que abriga residências e estabelecimentos comerciais, teve a fachada bastante danificada.

O comandante da Guarda Municipal do Rio, coronel Lima Castro, disse, depois de ouvir testemunhas, que a explosão foi causada pelo vazamento de gás de um botijão no restaurante Filé Carioca. Segundo ele, embora tivesse os encanamentos necessários para usar a rede de gás natural, o estabelecimento utilizava botijões na cozinha.

O cozinheiro do restaurante foi reconhecido entre os mortos. Com a explosão, o corpo foi lançado a uma distância de 40 metros, no meio da Praça Tiradentes. De acordo com a testemunha, o cozinheiro foi a primeira pessoa a entrar no restaurante e assim que acendeu as luzes ocorreu a explosão.

Dezessete feridos na explosão foram internados no Hospital Municipal Souza Aguiar, no centro do Rio. Três estão em estado grave, sendo que um está no centro cirúrgico e outro foi transferido para o Hospital Municipal Miguel Couto, na zona sul da cidade.

José de Castro tomava café em bar do outro lado da rua quando ouviu a explosão. “Foi horrível, vi pessoas sendo arremessadas até a praça. A sorte é que o sinal estava fechado e não estavam passando ônibus nem carros, senão a destruição seria maior”, disse.

A empresa Light, concessionária responsável pelo fornecimento de energia elétrica na capital fluminense, descartou a hipótese de explosão de um bueiro na área do acidente. Técnicos da empresa foram ao local para avaliar a necessidade de interrupção do fornecimento de energia na região.

O coronel Lima Castro disse ainda que tanto o prédio de 11 andares onde funcionava o restaurante como os edifícios vizinhos Hotel Formule 1 e o da esquina com a Rua Pedro I já foram evacuados e estão isolados.

Uma equipe do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura do Rio de Janeiro (Crea-RJ) chegou ao local da explosão para fazer uma vistoria.

Fonte: Agência Brasil

Edição: Rede Brasil Atual