Lula diz que população e empresários devem acreditar em inovação

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva agradece a homenagem que recebeu de militantes do PT e de parlamentares por seu aniversário, que será no próximo dia 27 (Foto: Elza […]

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva agradece a homenagem que recebeu de militantes do PT e de parlamentares por seu aniversário, que será no próximo dia 27 (Foto: Elza Fiúza/ABr)

Brasília – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu nesta segunda-feira (26) que a população e os empresários brasileiros – sobretudo os  micro e pequenos – “acreditem” em investimentos em inovação.

Na semana passada, Lula se reuniu com empresários da cadeia produtiva brasileira. Segundo ele, aproximadamente 6 mil empresas  do país investem em pesquisas e 30 mil, em algum outro tipo de inovação.

“Nesse mundo competitivo em que precisamos exportar mais e precisamos vender mais no mercado interno, há sempre uma disputa muito forte entre os vários setores empresariais”, disse, em seu programa semanal Café com o Presidente.

O presidente lembrou que o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) vai participar “de forma ativa” no estímulo à inovação. Para ele, se o governo conseguir convencer o setor empresarial de que deve participar, o país vai vivenciar “um avanço extraordinário”.

Lula comentou também o anúncio da adição de 5% de biodiesel ao diesel produzido no Brasil a partir de janeiro de 2010. Segundo ele, o adiantamento da medida em três anos – já que estava prevista apenas para 2013 – significa que a indústria automobilística está “segura” em relação à qualidade do chamado B5.

“O mais importante é que praticamente 85% das empresas que produzem o biodiesel são empresas que têm o selo social, que têm uma vinculação muito grande com a agricultura familiar e atendem o princípio da lei: fazer com que a produção do biodiesel pudesse gerar emprego, ajudando a agricultura familiar”.

Fonte: Agência Brasil