Temporão diz que vai entregar a Dilma plano contra ‘epidemia de obesidade’

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, dá entrevista coletiva sobre novos indicadores de saúde, com base em resultados da pesquisa anual Saúde Brasil, produzida pela Secretaria de Vigilância em […]

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, dá entrevista coletiva sobre novos indicadores de saúde, com base em resultados da pesquisa anual Saúde Brasil, produzida pela Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (Foto: Elza Fiúza/ABr)

Brasília – O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, afirmou nesta terça-feira (14) que vai entregar à presidente eleita, Dilma Rousseff, um plano de enfrentamento do que chamou de epidemia de obesidade no Brasil. A declaração foi feita durante o lançamento da pesquisa Saúde Brasil 2009.

Temporão não informou a data da entrega, apenas ressaltou que o problema precisa ser enfrentado com seriedade e que o documento deve chegar às mãos de Dilma nos próximos dias. O ministro destacou que o país enfrenta uma transição de padrão alimentar, com alto consumo de alimentos ricos em gordura e sedentarismo, o que leva ao aumento da obesidade e do sobrepeso.

“Estamos sentados em cima de uma bomba-relógio que vai se mostrar em 20 anos”, disse. O diretor do Departamento de Análise de Situação de Saúde, Otaliba Libânio, informou que a pasta encomendou um plano focado em ações de prevenção e de promoção da atividade física e da alimentação saudável.

“É um plano bastante abrangente, com um conjunto de ações para conseguir impacto e redução. A responsabilidade das ações não vai se restringir ao Ministério da Saúde”, disse. A intervenção, segundo ele, será “de governo”, envolvendo diversas pastas como a do Esporte e a da Educação.