Fiocruz fará medicamento contra mal de Parkinson que será distribuído pelo SUS

São Paulo – A Fiocruz, ligada ao Ministério da Saúde, e o laboratório alemão Boehringer Ingelheim apresentam amanhã (15), no Rio de Janeiro, o dicloridrato de pramipexol, medicamento para o […]

São Paulo – A Fiocruz, ligada ao Ministério da Saúde, e o laboratório alemão Boehringer Ingelheim apresentam amanhã (15), no Rio de Janeiro, o dicloridrato de pramipexol, medicamento para o tratamento da doença de Parkinson que será distribuído aos pacientes atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O medicamento de primeira linha será produzido pelo Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos/Fiocruz), por meio de um acordo de Parceria de Desenvolvimento Produtivo (PDP), que transfere essa tecnologia para os brasileiros. 

Descrito pela primeira vez em 1817 pelo médico inglês James Parkinson, o distúrbio neurológico afeta os movimentos, causando tremores, rigidez muscular, desequilíbrio e alterações na fala e na escrita. Estima-se em 4 milhões o número de pessoas com o mal em todo o mundo, sendo 200 mil no Brasil.