Mais Médicos

Postos de saúde de São Paulo recebem 82 estrangeiros nesta segunda

Eles vão atender em 64 unidades básicas de saúde das regiões mais vulneráveis da cidade. A zona sul é a que receberá a maioria (36)

Antonio Cruz/ABr

As UBSs que vão receber médicos estão em regiões de maior vulnerabilidade social

São Paulo – Nesta segunda-feira (4), chegam a São Paulo mais 82 médicos estrangeiros do programa Mais Médicos para trabalhar em 64 unidades básicas de saúde (UBSs) que contam com equipes de saúde da família. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, nesta segunda fase serão contempladas unidades localizadas em regiões de maior vulnerabilidade social conforme os critérios do Ministério da Saúde. As que vão receber a maioria dos médicos (36) estão na zona sul. As regiões norte e sudeste vão receber 16 cada uma e a leste, 14. A UBS contemplada com o maior número de profissionais é a da Vila Maggi, em Pirituba, na zona norte, que receberá quatro.

Na primeira fase do programa na capital se apresentaram 16 médicos, sendo três brasileiros e 13 intercambistas. A jornada de trabalho será de 40 horas semanais e receberão bolsa do Ministério da Saúde, além de auxílio-moradia, alimentação e transporte pela Secretaria Municipal de Saúde.

“A chegada dos estrangeiros não vai resolver o problema na cidade, mas certamente vai ajudar muito a população que sofre por causa da falta de médicos”, avalia o coordenador dos movimentos populares de saúde de São Paulo e usuário do sistema público, Frederico Soares de Lima. “Além disso, o programa federal está voltado para a saúde básica, que trabalha de maneira preventiva, evitando doenças e a sobrecarga em hospitais”. De acordo com ele, o encaminhamento de mais profissionais para os postos da zona sul também é acertada, já que a região enfrenta grande falta de médicos.

Segundo o Ministério da Saúde, neste final de semana chegam às capitais 2.167 médicos estrangeiros participantes da segunda etapa do Mais Médicos, que deverão começar a trabalhar a partir desta segunda-feira.

Já estão atuando 1.499 médicos em regiões carentes do país, dos quais 819 são brasileiros e 680 estrangeiros. Pelas contas do ministério, o programa já ampliou a cobertura de saúde. A população atendida passou de 5 milhões para 13 milhões. Só em setembro, foram registradas 320 mil consultas pelos médicos participantes. A presença deles nas cidades ampliou também o acesso a medicamentos. No período, 14 mil pacientes retiraram medicamentos das farmácias populares com receitas emitidas por médicos do programa.

O grupo que chega neste fim de semana às capitais conta com 2 mil médicos cubanos que vieram ao país por meio do acordo de cooperação assinado entre o Ministério da Saúde e a Organização Pan-americana de Saúde (OPAS). Estes profissionais ocuparam vagas que não foram preenchidas por médicos brasileiros ou estrangeiros que aderiram ao edital de chamamento individual.

Antes de começarem a trabalhar, os profissionais foram avaliados durante três semanas por universidades federais quanto aos conhecimentos em Língua Portuguesa e nos protocolos de atenção básica do Sistema Único de Saúde (SUS). Dos participantes, 1.947 foram aprovados, 14 terão mais duas semanas de avaliação e outros 220 vão fazer prova hoje. Nesta semana, os médicos estudaram os problemas de saúde mais comuns da região em que vão atuar e conheceram a rede de saúde do estado.

Pela Medida Provisória que instituiu o Mais Médicos, os participantes só podem atender nas unidades básicas de saúde da rede pública nas quais são resolvidos 80% dos problemas de saúde.

Confira as UBSs que receberão médicos pelo programa federal:

sul.jpg

leste.jpg

sudeste.jpg

norte.jpg

Leia também

Últimas notícias