Projeto financia organizações que tratam de segurança alimentar infantil

Alimentação infantil

Wilson Dias/ABr

Iniciativa do Alana já tem 14 restaurantes em operação e busca novas parcerias para melhorar alimentação infantil

São Paulo – Em sua terceira edição, a partir desta quarta-feira (5), a chamada Virada Sustentável integra mais de 600 atividades gratuitas espalhadas em 150 pontos da capital e da Grande São Paulo para refletir sobre meio ambiente e sustentabilidade.

Entre os destaques do evento está o projeto “Satisfeito”, que busca arrecadar fundos para organizações que trabalham com a segurança alimentar de crianças. Organizado pelo Instituto Alana, ONG que discute e fomenta direitos das crianças, o projeto é uma iniciativa brasileira e foi lançado em dezembro de 2012.

O trabalho consiste em associar restaurantes à iniciativa. A ideia é reduzir a quantidade de comida servidas. “A porção ‘satisfeito’ tem dois terços do tamanho da porção considerada normal. O que o restaurante economiza é repassado para organizações que trabalham com a segurança alimentar de crianças”, explicou Luisa Esteves, coordenadora do projetoo, à Rede Brasil Atual.

Segundo ela, o projeto visa a defender o direito à uma boa alimentação e diminuir o desperdício de alimentos: “No Brasil e no mundo, temos duas situações contraditórias: um crescente número de crianças obesas e muitas crianças com fome. Devemos olhar para esses dois lados.”

O projeto já tem 14 restaurantes em operação em São Paulo e o intuito é abrir novas parcerias em outras cidades brasileiras, como Rio de Janeiro, Brasília, Vitória, Porto Alegre e Belém. “As crianças precisam não só receber alimentos, mas ter alimentação de qualidade, com fontes nutritivas, que dão a elas condições de se desenvolverem melhor nessa primeira fase da vida, a mais importante para a formação delas”, completou Luisa.

Para mais informações sobre o projeto, acesse o site.

Ouça a entrevista na íntegra: