Saúde terá R$ 45 milhões de recursos para qualificação do pré-natal

Anúncio foi feito pelo ministro Alexandre Padilha nesta quarta (1º), durante lançamento da campanha de amamentação, no Rio de Janeiro

Cartaz da campanha do Ministério da Saúde reafirma importância do aleitamento materno para um crescimento saudável (Foto: Reprodução)

São Paulo – O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou hoje (1º), no Rio de Janeiro, investimento de R$ 45 milhões na qualificação do pré-natal e, 2.120 municípios, durante lançamento da campanha nacional de amamentação, cujo tema é “Amamentar hoje é pensar no futuro”. O evento faz parte da Semana Mundial de Amamentação, estratégia idealizada pela Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno (Waba, a sigla em inglês), que ocorre em cerca de 150 países.

“As mães que enfrentaram dificuldades de amamentar no passado foram fundamentais para reforçar a importância de conscientizar as mulheres sobre os benefícios do aleitamento hoje”, lembrou Padilha. 

 A campanha tem como objetivo incentivar às mães brasileiras a amamentar até os dois anos ou mais e de forma exclusiva até os sexto mês de vida do bebê. O leite materno é um dos maiores aliados no combate à mortalidade infantil. Só na última década, o Brasil reduziu a taxa em 47%, segundo o ministério, graças a um conjunto de políticas públicas voltada para a família, a gestante e a criança.

Dentre as ações previstas do componente pré-natal, está o acolhimento às intercorrências na gestação; acesso ao pré-natal de alto de risco; realização dos exames de pré-natal de risco habitual e de alto risco; acesso rápido aos resultados; vinculação da gestante – desde o pré-natal – ao local em que será realizado o parto; implementação de ações relacionados à saúde sexual e reprodutiva, incluindo a população de adolescentes e jovens; além de prevenção e tratamento das DST/HIV/Aids e Hepatites. 

 

Leia também

Últimas notícias