Você está aqui: Página Inicial / Revista do Brasil / Edição 28 / Nova sintonia, outros passos
Número 28, Outubro 2008

rádio

Nova sintonia, outros passos

Jornal Brasil Atual está com nova programação e maior alcance no dial e no mundo virtual
por Redação publicado , última modificação 28/11/2017 16h20
Jornal Brasil Atual está com nova programação e maior alcance no dial e no mundo virtual
Jailton Garcia
aquiles

Aquiles do MPB4: histórias de bastidor

O programa de rádio Jornal Brasil Atual cresceu e recebeu reforço neste semestre. Além de ter mudado de estação, ganhou programação diária durante todo o dia em sua página na internet. A radioweb começou a operar em agosto e já conta com programas diversificados que vão ao ar automaticamente assim que o internauta entra na página www.jornalbrasilatual.com.br.

Um dos destaques é o quadro O Gogó de Aquiles, em que o vocalista do MPB4 Aquiles Reis conta, com muito bom humor, histórias de músicas e músicos que só quem viveu os bastidores da música brasileira nos últimos 40 anos é capaz de saber. “Foi um grande prazer gravar esses programas. Acho fundamental que existam alternativas que coloquem a música e os artistas brasileiros no centro, já que isso não faz parte da programação tradicional das emissoras. O Gogó de Aquiles foge do padrão, conto as histórias, falo o nome das músicas e de todos os artistas. Ninguém faz isso”, afirma o músico, que tem um livro homônimo.

O programa, de 50 minutos, vai ao ar na radioweb a cada três horas aos sábados e domingos e é reprisado durante a semana. O Gogó tem um acervo de 41 edições gravadas pelo músico em parceria com o núcleo de rádio da empresa de comunicação popular Oboré e começou a ir ao ar no início de 2007 na emissora carioca Roquette Pinto. A Oboré também disponibiliza o material às emissoras associadas.

De acordo com o gerente de conteúdo da radioweb, Cadú Cortez, a programação da radioweb pode ser acessada das 6h às 23h. O Giro de Notícias traz informações quentes a cada 15 minutos. O internauta pode acompanhar ainda, ao longo do dia, entrevistas com personalidades e o quadro História da Canção, que elege sempre uma música diferente para contar curiosidades em torno dela. Durante a madrugada, o site traz programação musical e especiais de bandas e músicos.

FM 98,1

No rádio também houve mudanças. Os ouvintes que sintonizavam os 94,1 FM de segunda a sexta das 7h às 8h devem ajustar o dial para 98,1 no mesmo horário. Com a compra da Rádio Atual pela Oi, o programa foi transferido para a Rádio Terra. E passou a chegar a 123 cidades do interior de São Paulo.

Os avanços, no entanto, não alteraram o principal objetivo do programa – tanto no rádio quanto na internet – que é, como explicita seu slogan, dar “as notícias que os outros não dão”, com temas relacionados aos movimentos sociais, mundo do trabalho, saúde, meio ambiente, direitos humanos, educação e cidadania.

Em breve, a radioweb terá espaço semanal aberto a entidades sindicais diversas. “Vamos estreitar ainda mais o vínculo com o trabalhador”, comemora Osvaldo Luiz Vitta, o Colibri, que comanda o programa.

Sintonize Rádio Terra 98,1 FM, de segunda a sexta, das 7h às 8h. Na internet: www.jornalbrasilatual.com.br

registrado em: