História

TSE anuncia diplomação de Lula e Alckmin para 12 de dezembro

Cerimônia formalizará o resultado das urnas e marcará o encerramento do processo eleitoral. Bolsonaro passará oficialmente à condição de ex-presidente

Ricardo Stuckert
Ricardo Stuckert
Diplomação é a última etapa do processo eleitoral e habilitará Lula e Alckmin para exercerem seus mandatos

São Paulo – O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou nesta terça-feira (29) que a diplomação do presidente e vice-presidente eleitos, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Geraldo Alckmin (PSB), será no dia 12 de dezembro, às 14h. A partir da diplomação, Lula estará apto para o mandato. Além disso, Jair Bolsonaro (PL) passará oficialmente à condição de ex-presidente da República, embora seu mandato termine no dia 31.

A entrega do diploma oficializa o resultado das urnas e deverá ocorrer semanas após o presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, ter dito que a diplomação de Lula e Alckmin ocorreria “até 19 de dezembro”. É o último passo do processo eleitoral e também é uma condição formal para a posse, marcada para 1º de janeiro.

A cerimônia de posse é o ato oficial em que o candidato eleito recebe a faixa presidencial do seu antecessor. Desta vez, porém, a transferência deve ocorrer de maneira diferente, já que Bolsonaro vem sinalizando que não vai passar a faixa a Lula.

Com g1 e Fórum