SP: morre deputado petista José Cândido

São Paulo – O deputado José Cândido (PT) morreu na manhã deste domingo (12), no hospital Sírio Libanês, em São Paulo. O parlamentar estava internado desde janeiro, recuperando-se de um […]

São Paulo – O deputado José Cândido (PT) morreu na manhã deste domingo (12), no hospital Sírio Libanês, em São Paulo. O parlamentar estava internado desde janeiro, recuperando-se de um infarto sofrido após cirurgia de retirada da vesícula biliar.

Os deputados do PT na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo lamentaram o ocorrido. Em nota, a bancada petista afirmou que “perde um virtuoso combatente da luta pela igualdade racial e inclusão dos menos favorecidos à sociedade”.

José Cândido foi vereador por três mandatos em Suzano e estava cumprindo seu segundo mandato na Assembleia. Foi presidente da Comissão de Direitos Humanos na Casa de 2008 a 2011 e era um ativistada luta pela igualdade racial. De origem humilde, começou sua miliancia aos 19 anos, como líder comunitário, e também do sindicato dos Trabalhadores Rurais da cidade de Oriente e região.

Lavrador e metalúrgico, José Candido nasceu em Sabino, no Oeste paulista, e morou em Suzano, na Grande São Paulo, por mais de 30 anos. Deixa a esposa Laura Cândido, seis filhos e cinco netos. Seu filho Marcelo é prefeito de Suzano.

“É uma grande perda. Seu Cândido era uma referência de bom senso, de ética e capacidade de ponderação. Uma figura extremamente respeitada no estado de São Paulo e Brasil. Todos os dias na Assembleia e demais espaços que ocupava, o parlamentar demonstrava seu compromisso com o fim da desigualdade e construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Com certeza, deixa uma lacuna muito grande”, escreveu em seu site o deputado Edinho Silva, presidente estadual do PT. Assume o lugar de Cândido a primeira suplente, deputada da região de São José do Rio Preto, Beth Sahão (PT).