Serra insiste em origem humilde e ataca Dilma

Marina e Dilma apontam propostas para educação em programa eleitoral na TV

São Paulo – Pela terceira vez consecutiva, José Serra, candidato do PSDB à presidência da República aproveitou o programa eleitoral gratuito na TV para criticar a candidata governista, Dilma Rousseff (PT).

O programa de Serra que foi ao ar na noite da terça-feira (24) subiu o tom das críticas à concorrente, com oito citações diretas ou indiretas dirigidas à candidata petista. Enquanto cinco críticas foram gravadas por populares e uma pelo locutor do programa tucano,  o próprio presidenciável evitou citar a concorrente, mas questionou a “mania de grandeza” do Brasil.

Em seguida,  convocou os eleitores – “olho no olho” – para que lembrassem sua trajetória política. “Olha aqui, olho no olho, eu não cheguei na vida pública agora. Não preciso ficar na sombra de ninguém, eu sei como fazer”, citou Serra.

Ao final do programa, o narrador tentou sugerir que Dilma e Lula já brigam para decidir nomeações no futuro governo – tudo ilustrado por recortes de jornais em que aparecem com notas sobre o tema. Também aventou a possibilidade de José Dirceu e Antonio Palocci retornarem ao governo federal. “A Dilma tá se achando… a eleição nem começou e já tem briga dela com o Lula”, alfinetou.

O programa também foi reformulado na linguagem. Agora, com ar mais popular, um novo narrador voltou a pregar que Serra é um homem humilde e ligado ao povo. “Criou emprego pra brasileiro de tudo quanto é canto”, discursou, de modo informal.

Foco na educação

As candidatas Marina Silva (PV) e Dilma Roussef (PT) abordaram em seus programas, também da noite de terça, propostas para melhorar a educação no país.

Marina interagiu com crianças e pais em uma comunidade, questionou a qualidade da educação e destacou a importância das crianças ficarem na escola ao longo de todo o dia. “Nessa campanha fomos os primeiros a propor educação em tempo integral”, disse.

A candidata do PT lembrou a lição aprendida com o pai sobre a importância da leitura e afirmou que a educação é a chave para “que o Brasil se torne de fato mais desenvolvido”.  Dilma também destacou a importância da educação integral e prometeu ampliar conquistas do atual governo da creche à universidade.  “Para que o Brasil siga mudando a gente tem de fazer muita coisa, mas tudo passa pela educação”, apontou.