Sem categoria
CORRUPÇÃO

Gravação sugere negociação de acordo entre juiz Sérgio Moro e réu

Empresário paranaense Tony Garcia, que respondia por crimes na Lava Jato, divulgou uma conversa telefônica dos tempos em que o, hoje, senador era o titular da 13ª vara de Curitiba

(Pedro França/Agência Senado)
(Pedro França/Agência Senado)
Parlamentares cobram punição a Sérgio Moro

São Paulo – O empresário Tony Garcia divulgou neste sábado (8) uma conversa telefônica que teve com senador Sergio Moro (União-PR) dos tempos em que o parlamentar era o juiz titular da 13ª Vara Federal de Curitiba. A gravação sugere que Moro discutia um acordo com Tony Garcia, à época réu na chamada Operação Lava Jato.

O contexto se dá em meio a uma preocupação que Garcia tinha em se dar publicidade à sentença contra ele. Em meio à conversa, o então réu diz: “Doutor Sérgio (Moro), veja, pra eu cumprir esse acordo, para eu fazer tudo, eu vou depender muito do que vou reestabelecer na minha vida agora. A perda que causa na vida da gente esse tipo de coisa, o senhor não pode nem imaginar. Eu só quero fazer o seguinte: se tem uma maneira de nós sentarmos com o senhor, com o Ministério Público, nós da defesa”.

Reação nas redes

Nas redes sociais, a repercussão foi imediata. Gleisi Hoffmann, presidenta do PT, afirmou que “áudios provam que o ex-juiz parcial combinava sentenças, perseguia alvos e grampeava pessoas de forma ilegal. Moro agia sem escrúpulos minando a justiça do processo judicial.” Erika Kokay, deputada federal pelo PT de São Paulo, também se manifestou: “Criminoso! O empresário Tony Garcia, delator da Operação Lava-Jato, divulgou áudios mostrando que Sérgio Moro controlava os réus e magistrados com chantagens. Empresário, que era réu, telefonava e falava com o então juiz do seu caso, que dizia que ‘precisava divulgar condenações” porque “o pessoal iria cobrar’.

Guilherme Boulos, deputado federal pelo Psol-SP, disse: “Bomba! Sérgio Moro fazia acordo por telefone com réu da Lava Jato para tratar de divulgação de sentença”, disse o deputado federal (Psol-SP). “Já passou da hora do Moro começar a responder pelas irregularidades da Lava Jato!”, acrescentou.

Confira abaixo a íntegra do que foi divulgado

Tony Garcia: Preciso só lhe fazer uma pergunta pra ver como vamos lidar com isso. Estamos chegando nos finalmente e uma coisa só que me preocupa quando for a sentença, seja ela qual for. O senhor vai dar publicidade nisso daí?

Sério Moto: Veja, tu é uma pessoa publicamente exposta, né?

Tony Garcia: Eu era, agora não sou mais. Nem concorrendo eu tô nas eleições, nada, doutor Sérgio

Sério Moto: Se eu não divulgar, o pessoal vai ficar cobrando. Então prefiro divulgar.

Tony Garcia: “Doutor Sérgio, veja, pra eu cumprir esse acordo, para eu fazer tudo, eu vou depender muito do que vou reestabelecer na minha vida agora. A perda que causa na vida da gente esse tipo de coisa, o senhor não pode nem imaginar. Eu só quero fazer o seguinte: se tem uma maneira de nós sentarmos com o senhor, com o Ministério Público, nós da defesa..”

Leia também

+ Criminoso, pastor André Valadão é alvo de ações do Ministério Público Federal