Eleições 2016

Segundo turno em Curitiba terá Rafael Greca e Ney Leprevost

Capital paranaense terá disputa entre ex-prefeito de partido inexpressivo e ex-secretário de Richa

Jonathan Campos/Gazeta do Povo

Ney (PSD) terá embate com Greca (PMN)

São Paulo – A disputa no segundo turno para a prefeitura da capital paranaense terá Rafael Greca (PMN) e Ney Leprevost (PSD). Greca venceu a apuração com 38,20% dos votos válidos (356.539 votos). Com 23,88% (219.727), Ney conseguiu na reta final superar o atual prefeito, Gustavo Fruet (PDT), que ficou com 20,33%, em terceiro.

Greca foi prefeito da capital paranaense entre 1993 e 1997. No ano seguinte, foi eleito o deputado federal mais votado do Paraná. Greca também atuou como ministro de Esporte e Turismo no segundo governo Fernando Henrique Cardoso. Acabou favorecido pelo distanciamento da política nacional e voltar a liderar uma eleição na cidade mesmo estando em um partido tido como nanico. A ponto de abusar de sua liderança folgada nas pesquisas e marcar sua campanha com uma frase que se tornará antológica na política curitibana, quando disse em uma sabatina que já “vomitou com cheiro de pobre”. “Eu nunca cuidei dos pobres, eu não sou são Francisco de Assis. Até porque a primeira vez quer tentei carregar um pobre e pôr dentro do meu carro, eu vomitei por causa do cheiro”, disse.

O candidato do PSD, que vai para o segundo turno, faz parte de uma coligação com outros seis partidos. Licenciado do cargo de deputado estadual para disputar a prefeitura, Ney Leprevost foi eleito vereador em por dois mandatos e foi secretário estadual de Transporte e Turismo.

Fruet, que concorreu à reeleição, vence em 2012 com apoio do PT, que tinha a vice-prefeita Miran Gonçalves, que apoiou a candidatura solo do petista Tadeu Veneri – o PCdoB, aliado histórico, ficou com Requião Filho (PMDB). O filho do senador mais dissonante do PMDB terminou o primeiro turno em quarto, com 5,60%, um pouco à frente de Veneri (4,28%).

A disputa tem ainda Ademar Pereira (Pros), com 1,21% e Xênia Mello (Psol), com 1%. Curitiba teve 1.289.204 votantes, e 211.952 (16,44%) ausentes. Brancos e nulos somam 13,78%.

Leia também

Últimas notícias