improbidade

PT denuncia indícios de uso de recursos públicos em ato de Bolsonaro na Paulista

Deputado Paulo Fiorilo pede apuração de eventual crime de improbidade do governador Tarcísio de Freitas. Ex-presidente foi acolhido no Palácio dos Bandeirantes, que usou para reuniões. Veículos e helicópteros oficiais foram utilizados, assim como redes sociais da Polícia Civil

Reprodução/YouTube
Reprodução/YouTube
Bolsonaro e Tarcísio na Av. Paulista: suspeita de uso de recursos do governo estadual

São Paulo – O deputado Paulo Fiorilo (PT), da bancada da Federação PT/PCdoB/PV na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), pediu à Procuradoria Geral do Estado que investigue indícios de uso de recursos públicos pelo governo estadual na manifestação em apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), no último domingo (25), na Avenida Paulista. O ato organizado pelo pastor Silas Malafaia reuniu políticos e apoiadores de Bolsonaro e contou com o apoio do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), que inclusive discursou no trio elétrico, ao lado de seu padrinho político.

No ofício, o parlamentar destaca informações obtidas pela imprensa e por relatos anônimos sobre o uso de veículos oficiais do estado para o translado de autoridades locais quanto de outros estados para a Avenida Paulista. E também fatos de conhecimento público, como a acolhida de Bolsonaro no Palácio dos Bandeirantes, que fez do local espaço para reuniões preparatórias para o ato.

Redes sociais oficiais com apoiadores de Bolsonaro

Há ainda o relato de imagens postadas em redes sociais captadas em voos de helicópteros da Polícia Militar. E também o fato de páginas da Polícia Civil do Estado de São Paulo terem se engajado “em manifestações de ordem inequivocamente política, com postagem de vídeo com imagens aéreas da manifestação”, como destacou o parlamentar.

E mais: houve até “interação entre o administrador do perfil e pessoas favoráveis ao ex-presidente, com flores em retribuição a comentários positivos, bem como a interação do perfil oficial da Polícia Civil com comentários em apoio à manifestação na postagem feita no perfil oficial no Instagram do Secretário de Segurança Pública do Estado de apoio à manifestação”, diz o parlamentar em trecho da representação.

“Tendo em vista estes elementos, que podem vir a configurar a prática de condutas vedadas pela Lei Federal 8.429 de 1992 (Lei de Improbidade), solicitamos os bons préstimos de Vossa Excelência no sentido de instaurar os procedimentos necessários à apuração dos fatos bem como a adoção das demais providências judiciais necessárias ao restabelecimento da legalidade”, pede o deputado.

Leia também: