Câmara

PT bate o martelo e Chinaglia será candidato à presidência

Vicentinho diz que nome do deputado é de consenso e tem o apoio do PCdoB, PDT, Pros e outros três partidos

Gustavo Lima/Câmara dos Deputados

Chinaglia já presidiu a Câmara e conta com bloco e apoios avulsos para fazer disputa competitiva

Brasília – A bancada do PT na Câmara decidiu que o deputado Arlindo Chinaglia (SP) será candidato do partido à presidência da Câmara. Ele já presidiu a Casa, foi líder do PT e do governo e atualmente ocupa a primeira vice-presidência. Uma espécie de pré-lançamento será anunciado na manhã de hoje (17). O líder da legenda, deputado Vicente Paulo da Silva, o Vicentinho (SP), confirmou o apoio de sete siglas à candidatura petista. Já se sabe que integram essa lista Pros, PCdoB e PDT.

Vicentinho não quis divulgar o nome das demais siglas, mas deixou claro que a decisão pela candidatura do PT foi tirada consensualmente de uma reunião entre representantes de todas essas legendas. “Foi uma decisão democrática, construída através desse coletivo, e vamos fazer o lançamento da candidatura de Chinaglia com a esperança da vitória”, acentuou.

Nos últimos dias, especulações de bastidores davam conta de que o vice-presidente da República, Michel Temer, tentaria demover os petistas da ideia de apresentar candidatura própria para que houvesse um único candidato por parte da base aliada – o líder do PMDB na Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

O problema é que Cunha prega um trabalho parlamentar independente do Executivo e foi um dos líderes que mais dificultou a aprovação de matérias encaminhadas ao Congresso pelo Palácio do Planalto no último ano. Chegou a ser considerado por deputados da base aliada, como o ex-líder José Guimarães (PT-CE), como “politico de oposição”.

Bloco

Além da candidatura de Eduardo Cunha, também nesta terça-feira deputados de quatro partidos – SD, PPS, PSB e PV – formaram um novo bloco parlamentar na Câmara e prometem discutir, nos próximos dias, que posicionamento pretendem adotar em relação à eleição para a presidência da Casa. Eles podem apoiar a candidatura de Eduardo Cunha ou lançar um terceiro nome para a disputa – estaria sendo cotado o de Júlio Delgado (PSB-MG).

Segundo Vicentinho, tanto existem determinados partidos que ainda não têm definição de apoio e poderão optar pelo nome de Chinaglia como também há muitos parlamentares que, individualmente, têm preferência pela candidatura do deputado petista. O líder da legenda minimizou a formalização do novo bloco e frisou que o trabalho em blocos partidários faz parte da natureza democrática.

O evento que lançará a candidatura do deputado Arlindo Chinaglia está programado para se realizar no cafezinho do salão verde da Câmara, a partir das 9h30.

Com informações da liderança do PT na Câmara