PSDB e PT têm maior presença no segundo turno; PMDB e PSB reelegem prefeitos no Rio e em Belo Horizonte

São Paulo – As eleições nas capitais brasileiras foram resolvidas no primeiro turno em nove casos e irão à segunda fase em 17. Das já concluídas, o PMDB e o […]

São Paulo – As eleições nas capitais brasileiras foram resolvidas no primeiro turno em nove casos e irão à segunda fase em 17. Das já concluídas, o PMDB e o PSB ganharam em duas cada, reelegendo os prefeitos de dois dos principais colégios eleitorais: Eduardo Paes (PMDB) no Rio de Janeiro e Marcio Lacerda (PSB) em Belo Horizonte. Com uma prefeitura cada, ficaram DEM (Aracaju), PDT (Porto Alegre), PP (Palmas), PSDB (Maceió) e PT (Goiânia). Nas nove capitais com resultado definido, venceram candidatos de sete partidos diferentes.

O quadro partidário até 28 de outubro

PT e PSDB se consolidam como principais forças políticas. Os petistas estarão presentes em seis disputas de segundo turno e os tucanos, em oito. Eles vão disputar diretamente três prefeituras no segundo turno, incluindo o maior colégio eleitoral, São Paulo, além de João Pessoa e Rio Branco.

O PMDB, que também ganhou Boa Vista, disputará o segundo turno em três capitais (Campo Grande, Florianópolis e Natal). Já o PSB, além de reeleger Marcio Lacerda em BH e emplcar Geraldo Julio em Recife, disputará três prefeituras, duas delas contra o aliado PT (Fortaleza e Cuiabá). O DEM vai brigar pela prefeitura de Salvador com o PT.

O PSDB é o partido com maior número de candidatos no segundo turno