8 de janeiro

Policiais militares do Distrito Federal são alvos da quinta fase da Operação Lesa Pátria

Ao todo, foram cumpridos nesta terça três mandados de prisão temporária, um mandado de prisão preventiva e seis mandados de busca e apreensão

Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência BRasil
Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência BRasil
Prédio do STF foi objeto principal da fúria e do ódio dos terroristas e criminosos

São Paulo – A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta terça-feira (7), a quinta fase da Operação Lesa Pátria.  Desta vez, a ofensiva tem como alvos principalmente policiais militares do Distrito Federal (DF) que foram coniventes e omissos ante o ataque aos edifícios-sede dos Três Poderes no dia 8 de janeiro e não cumpriram suas obrigações de manter a ordem e evitar a invasão. A horda de criminosos e terroristas atacou com mais violência e ódio o prédio do Supremo Tribunal Federal (STF).

Ao todo, foram cumpridos três mandados de prisão temporária, um mandado de prisão preventiva e seis mandados de busca e apreensão no Distrito Federal, todos expedidos pelo STF. O ex-chefe do Departamento Operacional da PM do DF, coronel Jorge Eduardo Naime Barreto, foi preso em regime de prisão preventiva.

Também foram detidos, por enquanto temporariamente, o tenente Rafael Pereira Martins, o capitão Josiel Pereira César, ajudante de ordens do comando-geral da PM-DF, e o major Flávio Silvestre de Alencar. Este último é visto em imagens liberando acesso para que os invasores entrassem no prédio do STF.

Segundo a PF, a corregedoria da Polícia Militar do DF acompanhou os mandados. “Os fatos investigados constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido”, informa a PF.

A Operação Lesa Pátria é permanente, “com atualizações periódicas acerca do número de mandados judiciais expedidos, pessoas capturadas e foragidas”, afirma a corporação.

Balanço

Até esta terça-feira, foram expedidos 16 mandados de prisão preventiva e 31 mandados de busca e apreensão no âmbito da Lesa Pátria. “Caso tenha informações sobre a identificação de pessoas que participaram, financiaram ou fomentaram os fatos ocorridos em 8/1, em Brasília/DF, solicitamos que as encaminhe para o e-mail denuncia8janeiro@pf.gov.br”, pede a Polícia Federal.

Leia também:


PM deixou horda de criminosos invadir e depredar o STF


Leia também


Últimas notícias