Operação Lesa Pátria

PF prende um dos líderes dos ataques terroristas do 8 de janeiro

Diego Ventura foi alcançado por agentes em Campos dos Goytacazes (RJ), enquanto participava de evento chamado “assembleia nacional da direita brasileira”, na noite de ontem

Reprodução
Reprodução
Diego Ventura (de amarelo) era visto e filmado na companhia da comparsa Ana Priscila Azevedo (à esquerda), outra líder dos ataques

São Paulo – A Polícia Federal prendeu um dos mais procurados terroristas dos ataques a Brasília no 8 de janeiro. Diego Ventura foi alcançado por agentes em Campos dos Goytacazes (RJ), enquanto participava de evento chamado “assembleia nacional da direita brasileira”, na noite de ontem (20). Ele é considerado um dos líderes da invasão do prédio do Supremo Tribunal Federal (STF), especificamente.

A PF cumpriu três mandados do STF – de prisão, de busca pessoal e de busca e apreensão, no âmbito da Operação Lesa Pátria, deflagrada em 20 de janeiro, para identificar pessoas que participaram, financiaram ou ajudaram os ataques em Brasília.

Ventura era chefe de um grupo de extrema direita presente no acampamento do quartel-general do Exército em Brasília. Segundo o portal UOL, Ventura chegou a ser detido pela Polícia Militar do Distrito Federal no fim de dezembro, ao se dirigir ao STF portando estilingues, rádios comunicadores e faca. Mas estranhamente, foi liberado no mesmo dia.

Comparsa de Ana Priscila Azevedo

Ele era visto e foi filmado na companhia de Ana Priscila Azevedo. A mulher foi comparsa do preso na noite de ontem e, como Diego Ventura, foi uma das principais organizadoras dos ataques. Ana Priscila foi presa em 10 de janeiro, mas Diego, outra notória liderança terrorista dos atos de vandalismo e depredação na Praça dos Três Poderes, conseguiu fugir.

Comerciante, ele foi filmado chutando grades de contenção antes da invasão do STF no 8 de janeiro. Aparece também em imagens dentro do prédio depredado. Ele teve seu aparelho celular apreendido.