Corrida à presidência

Pesquisas eleitorais desta semana podem mostrar efeito do voto útil

Expectativa sobre eleição ser decidida no primeiro turno movimenta redes sociais. “Tem um grupo expressivo que se declara eleitor de Ciro e tenderia a votar em Lula”, afirma colunista do ‘UOL’ ao ‘Revista Brasil TVT’

Ricardo Stuckert
Ricardo Stuckert
Lula pode levar a eleição no primeiro turno, a depender do comportamento do eleitor indeciso nos próximos dias

São Paulo – A três semanas da eleição que definirá o próximo presidente da República, quatro institutos de pesquisas divulgarão os levantamentos com intenções de voto para o cargo, entre esta segunda-feira (12) e a quinta-feira (15).

Até o momento, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera todos os cenários para a corrida eleitoral ao cargo de presidente. Sempre seguido pelo atual mandatário, Jair Bolsonaro (PL), que tenta a reeleição.

Segundo a jornalista e colunista do UOL Olga Curado um aspecto importante das pesquisas e que é uma novidade em relação ao histórico de eleições no país é que neste ano 80% dos eleitores estão com suas escolhas decididas.

“O que podemos esperar das próximas pesquisas é uma oscilação de cerca de 15% dos eleitores que estão entre Ciro e Simone Tebet e que estão buscando ainda para onde vão encaminhar o seu voto”, diz Olga em entrevista ao programa Revista Brasil TVT deste fim de semana.

Segundo Olga, por conta dessa oscilação de eleitores ainda há uma chance grande de o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vencer o pleito já no primeiro turno. “Tem um grupo expressivo que se declara eleitor de Ciro e tenderia a votar em Lula”, afirma a jornalista.

Essa movimentação em torno do voto útil, que ocupou as redes sociais neste fim de semana, é também uma antecipação em relação a dados históricos das eleições. “Isso está sendo antecipado com movimentação nas redes sociais”, afirma a colunista.

Entre os nomes que foram às redes para defender o voto útil estão influenciadores como o músico Tico Santa Cruz, eleitor de Ciro Gomes (PDT), e que sinalizou poder votar em Lula para decidir a eleição no primeiro turno.

O ex-deputado e comentarista da GloboNews, Fernando Gabeira, também declarou de forma discreta voto no petista ao tuitar o “L” na noite de sexta-feira (9).

A mobilização nas redes ainda conta com a atuação de André Janones (Avante-MG) que lançou a campanha: “Voto útil derrota o inútil“.

Olga lembra que a teoria do voto útil funciona com base no fato de que se o eleitor não escolhe um dos dois candidatos que estão à frente, ele acaba beneficiando quem está em segundo lugar com a escolha do terceiro ou quarto candidato, e leva a eleição para o segundo turno.

Confira a agenda de pesquisas:

Ipespe
Contratada pelo jornal O Povo, realizada apenas com eleitores do Ceará
Número de identificação:    BR-04596/2022
Data de registro: 07/09/2022
Data de divulgação:    13/09/2022


PoderData
Feita por telefone com dois mil eleitores de todo o país e realizada com recursos próprios do instituto
Número de identificação:    BR-02955/2022
Data de registro: 08/09/2022
Data de divulgação:    14/09/2022

Quaest
Pesquisa feita com eleitores do Amazonas, com recursos próprios do instituto
Número de identificação:    BR-04922/2022
Data de registro: 08/09/2022
Data de divulgação:    14/09/2022

Datafolha
Pesquisa realizada com eleitores da Bahia e financiada pela Rádio Metrópole
Número de identificação:    BR-07455/2022
Data de registro: 08/09/2022
Data de divulgação:    14/09/2022


Quaest
Pesquisa nacional, financiada pelo Banco Genial
Número de identificação:    BR-03420/2022
Data de registro: 08/09/2022
Data de divulgação:    14/09/2022

Confira a entrevista de Olga Curado no Revista Brasil TVT


Com Brasil de Fato e Portal Fórum