Quase seis meses

Pesquisa Datafolha mostra avaliação estável do governo

Para 37% dos entrevistados, gestão de Lula é boa ou ótima. Reprovação soma 27%, enquanto 33% avaliam governo como regular

Ricardo Stuckert/PR
Ricardo Stuckert/PR
Segundo a pesquisa, o levantamente de julho indica o fim da estagnação da popularidade

São Paulo – Pesquisa do instituto Datafolha, divulgada neste sábado (17), mostra estabilidade na avaliação do governo, passados quase seis meses. Assim, para 37% a gestão de Luiz Inácio Lula da Silva é boa ou ótima. Em março, eram 38% – assim, a variação ocorreu dentro da margem de erro.

O mesmo acontece com a avaliação negativa, que foi de 29%, três meses atrás, para 27%. A avaliação de “regular” passou de 30% para 33%. Outros 3% não opinaram.

Os dados indicam, a princípio, que assuntos como a difícil relação com a Câmara e instabilidade política não são considerados pela população. Por outro lado, os indicadores positivos da economia – PIB, inflação, desemprego, melhora na classificação de risco – aparentemente não tiveram impato, pelo menos até este momento.

Renda e escolaridade

A aprovação do governo é maior entre pessoas que ganham até dois salários mínimos (43%), menos escolarizados (47%) e moradores da região Nordeste (também 47%). Entre os que avaliaram negativamente, estão os que recebem de dois a cinco mínimos – a “classe média baixa” – e moradores do Centro-Oeste (34%). Vai a 37% entre evangélicos e sobe a 49% no grupo de maior renda (acima de 10 salários mínimos). Já entre os que recebem de cinco a 10 mínimos, a avaliação negativa caiu de forma significativa, de 47% para 32%.

O Datafolha fez a pesquisa de segunda a quarta-feira (12 a 14). Foram entrevistados 2.010 eleitores, em 112 municípios. Segundo o instituto, a margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.