Pesquisa Datafolha

Lula alcança 45% de aprovação em São Paulo e confirma preferência pela esquerda na cidade

O total dos que consideram o governo do presidente “ótimo” ou “bom” na capital paulista supera a média nacional de aprovação e sugere continuidade da preferência por candidatos progressistas, como ocorreu com Lula e Haddad nas eleições de 2022

Reprodução
Reprodução
Presidente participa da costura para formar chapa Psol-PT para disputar a prefeitura de São Paulo em outubro

São Paulo – A pesquisa do Datafolha, divulgada nesta sexta-feira (1º), mostra que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é considerado “ótimo” ou “bom” por 45% dos moradores da cidade de São Paulo. A gestão é também considerada “regular” por 29% dos eleitores paulistanos. Enquanto que 25% o reprovam e 1% não sabe dizer.

O desempenho positivo do presidente na capital paulista chega a superar a aprovação nacional de seu terceiro mandato. A pesquisa mais recente, realizada em junho, pelo mesmo instituto, mostrou Lula com 37% de aprovação. Os índices de regular e reprovação, contudo, no município são semelhantes aos levantados no Brasil como um todo, com 33% e 27%, respectivamente. A avaliação do instituto, reportada pelo jornal Folha de S. Paulo, é que a aprovação do chefe do Executivo sugere uma continuação do sentimento mais à esquerda em São Paulo.

Nas eleições de 2022, Lula superou, na capital, o total de votos válidos de seu adversário, o então presidente Jair Bolsonaro. Foram 53,54% contra 46,6%. Enquanto que no estado, o candidato a reeleição teve um desempenho superior. O que também ocorreu com o postulante ao governo de São Paulo Fernando Haddad (PT). Os paulistanos também deram preferência ao candidato apoiado por Lula, com 54,5%. Já o atual governador, Tarcísio de Freitas (Republicanos), terminou atrás na maior cidade do país com 45,5% dos votos válidos.

Apoio de Lula a Boulos

O aceno progressista também pode decidir a disputa para eleição municipal no próximo ano, que terá como candidato do campo o deputado federal Guilherme Boulos (Psol). Lula já declarou apoio ao pré-candidato a prefeito que lidera a corrida por intenção de voto. Nesta quinta (31), o Datafolha também divulgou sua primeira mensuração sobre a corrida eleitoral em São Paulo, indicando Boulos na liderança, com 32% das intenções de voto. Atrás dele, com oito pontos a menos, está o atual prefeito, Ricardo Nunes (MDB), que vem tentando costurar apoio com a ala bolsonarista.

Os levantamentos foram realizados entre terça (29) e quarta (30). Foram consultados 1.092 eleitores. E a margem de erro, de acordo com o instituto, é de três pontos para mais ou para menos.