Reconstrução

Lula visita obras em Maruim (SE), uma das 14 mil paralisadas há seis anos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva visitou nesta quarta-feira (15) as obras de duplicação da BR-101, em Maruim, Sergipe. Esta é uma das 14 mil obras paradas por Michel Temer e Jair Bolsonaro

Ricardo Stuckert/PR
Ricardo Stuckert/PR
Para Lula, visita é simbólica: é a retomada de 14 mil obras

São Paulo – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva visitou nesta quarta-feira (15) as obras de duplicação da BR-101, em Maruim, Sergipe. Paralisadas há seis anos, foram retomadas em janeiro com recursos viabilizados pela PEC da Transição. A aprovação da medida, que ampliou em R$ 18,8 bilhões o orçamento do Ministério dos Transportes para essa finalidade, foi motivo de agradecimento de Lula em seu discurso.

“Quero agradecer a deputados e senadores que votaram a favor da proposta e permitiram a retomada de obras. A aprovação da PEC é a razão pela qual estou aqui hoje dizendo para vocês: o Brasil voltou a funcionar, o Brasil voltou a trabalhar. Vou precisar de todos deputados para fazer as mudanças que precisamos para o país”, disse o presidente.

As obras de Maruim estão entre as 14 mil paralisadas nos governos de Michel Temer e Jair Bolsonaro. Por isso, conforme Lula, a visita é carregada de simbolismo. “Essas obras vão voltar a funcionar, porque o Brasil precisa crescer, gerar emprego, renda, consumo, gerar educação, melhoria da qualidade de vida das pessoas”, disse.

Governo promete entregar todas as obras na BR-101

O ministro dos Transportes, Renan Filho, afirmou que o governo pretende entregar, até o final do mandato, todas as obras da BR-101, consideradas fundamentais para o desenvolvimento do Nordeste. “Temos 453 contratos no Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), no Ministério dos Transportes, que estavam ou paralisados ou recebendo menos recursos do que a necessidade que as obras tinham para andar no ritmo que as pessoas esperam”, disse o ministro.

Sergipano, o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Marcio Macêdo, participou da solenidade ao lado de Lula e do ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, entre outras autoridades. Ele destacou a importância das obras para a população e saudou os novos tempos. “É o tempo de Lula, o tempo do amor, de comida na mesa, de trabalho, de renda, de oportunidade. Hoje o presidente está aqui pela duplicação da 101. Mas depois ele volta por que tem muita coisa para retomar”, disse.