Megaobra

Lula recebe Tarcísio e sela acordo para construção do túnel Santos-Guarujá

Presidente Lula ainda tratou de outros projetos com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, como o trem São Paulo-Campinas e a expansão de Institutos Federais no estado

Ricardo Stuckert/PR
Ricardo Stuckert/PR
Lula e Tarcísio devem dividir custos das obras de ligação Santos-Guaruja, que vai melhorar a vida de motoristas e pedestres

São Paulo – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, se reuniram na tarde desta terça-feira (30) no Palácio do Planalto. Eles selaram um acordo para a construção do túnel submerso Santos-Guarujá, o maior projeto do novo Plano de Aceleração de Crescimento (PAC). Idealizado há quase 100 anos, a ligação seca entre as duas cidades da Baixada Santista, em São Paulo, finalmente deve sair do papel.

O lançamento da obra está marcado para a próxima sexta-feira (2), quando Lula vai até o litoral paulista. O anúncio deve ocorrer durante a cerimônia de comemoração dos 132 anos do Porto de Santos, o maior do país.

“Conversamos sobre a parceria para transformar em realidade um sonho de 100 anos: a obra do túnel Santos-Guarujá, integrando a Baixada Santista. Um grande projeto de R$ 6 bilhões”, disse Lula nas redes sociais.

“Também falamos de outros projetos, como o trem São Paulo-Campinas e a expansão de Institutos Federais no Estado de São Paulo. Queremos construir 100 novos IFs em todo o Brasil ainda no nosso mandato”, afirmou o presidente.

Entendimento

Tarcísio correu a Brasília temendo que o governo federal tocasse a megaobra sem a sua participação. O plano do Planalto era executar a obra através de uma Parceria Público-Privada. A cerimônia de lançamento já tinha data marcada.

Durante o encontro, segundo informações preliminares, ficou definido que o governo federal investirá cerca de metade do valor da obra. Assim, o governo de São Paulo vai entrar com a outra metade, contando com financiamento do BNDES. Os ministros da Casa Civil, Rui Costa (PT), e de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho (Republicanos), também participaram da reunião, que selou o acordo.

Melhoria

De acordo com o Ministério de Portos e Aeroportos, “a ligação Santos-Guarujá é esperada por toda comunidade da região Portuária e população do entorno”. Nesse sentido, segundo a Pasta, a obra vai “melhorar o fluxo de pedestres que transitam entre as duas cidades, além de permitir mais segurança às embarcações que escalam o Porto Santista para realizar operações”.

A Travessia Santos-Guarujá é considerada a maior do mundo em número de veículos transportados, com uma média diária de 14 mil. Sem a ligação seca, contudo, os motoristas aguardam até 90 minutos para atravessar o canal por balsas.