Essencial

Lula no Amapá: ‘O povo não pode pagar o preço da privatização do governo anterior’

Em visita ao Amapá, Lula entregou mais de 1.400 unidades do Minha Casa Minha Vida e prometeu agir contra abusos na conta de luz

Ricardo Stuckert/PR
Ricardo Stuckert/PR
Em 2020, durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o Amapá ficou 22 dias sem luz

São Paulo – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) visitou hoje (18) Macapá. Lá, promoveu duas ações. Primeiramente, entregou 1.421 novas casas do programa Minha Casa Minha Vida. Depois, anunciou o estudo de medidas para evitar o aumento na conta de luz no estado. Entre elas, uma possível Medida Provisória (MP) no início do ano que vem.

“Mas outro ponto importante é que os deputados e senadores do Amapá me visitaram em Brasília para falar que o Amapá estava lascado por conta do aumento de 43,8% da conta de luz. E eu trouxe o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, para falar das ações do governo para garantir a diminuição desses custos”, disse o presidente.

Em 2020, durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o Amapá ficou 22 dias sem luz. Entre os motivos, falhas na manutenção de geradores, além da fragilidade da rede local. Vale ressaltar que o fornecimento de energia elétrica no estado é privado, a encargo das empresas LMTE e Germini Energy. “O povo amapaense não pode pagar o preço da privatização do governo anterior”, disse Lula.

Lula e o Minha Casa Minha Vida

Além de Lula e do ministro Silveira, estiveram na cidade os ministros das Cidades, Jader Filho, da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, e os senadores Davi Alcolumbre (União Brasil) e Randolfe Rodrigues, que anunciou hoje que está ingressando nos quadros do Partido dos Trabalhadores.

Sobre os empreendimentos das unidades habitacionais, Lula reforçou que a casa própria traz dignidade. “Eu conheço muito bem o que é o sonho da casa própria. As várias mulheres que aqui receberam as chaves das suas casas e sentiram a alegria de, finalmente, ter um local pra chamar de seu. É isso que viemos fazer aqui no Amapá, com o Minha Casa Minha Vida”, disse.

A cerimônia simbólica de hoje marca a conclusão de empreendimentos em quatro estados. Amapá, Minas Gerais, Piauí e São Paulo. O maior deles, em Macapá. No Miracema III e IV foram entregues 1 mil moradias. Além dos apartamentos e casas, de 44,22 m² e 37,72 m², o condomínio tem também uma escola e uma creche.