Costuras

Lula e Marta Suplicy se reúnem para discutir volta ao PT para compor chapa com Boulos em São Paulo

O presidente e a ex-prefeita de São Paulo se encontraram nesta segunda-feira. Na pauta, o convite para o retorno ao partido para ser vice de Guilherme Boulos neste ano

Reprodução/Redes sociais
Reprodução/Redes sociais
Lula e Marta se reuniram para conversar sobre o convite para retornar ao PT, legenda que deixou em 2015

São Paulo – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a ex-prefeita de São Paulo Marta Suplicy (sem partido) se encontraram nesta segunda-feira (8). Na pauta, o convite para o retorno de Marta ao PT para ser a vice na chapa de Guilherme Boulos (Psol-SP) na disputa pela prefeitura paulistana nas eleições deste ano. Segundo pesquisas de intenções de voto, o deputado psolista lidera com vantagem as pesquisas de intenção de votos.

Segundo o deputado federal Rui Falcão (PT-SP), o “caminho está posto” para Marta. “Essa decisão (filiação ao PT) vai caber a ela”, disse, após a reunião pela manhã, no Palácio do Planalto. Um acordo do PT com Boulos e o Psol inclui a indicação, preferencialmente, de uma uma mulher pela legenda na disputa.

Secretária de Relações Internacionais da prefeitura paulistana, Marta é alvo de disputas. O prefeito Ricardo Nunes (MDB), candidato à reeleição, quer mantê-la com ele.

Nunes surpreendido por Marta

Marta deixou o PT em 2015, poucos meses antes do impeachment da então presidente Dilma Rousseff, e filiou-se ao MDB. Na votação decisiva que retirou Dilma da Presidência da República, Marta, então senadora, votou a favor. E seguiu no Senado até fevereiro de 2019. Em 2021, tornou-se secretária do governo Ricardo Nunes (MDB).

Segundo a revista Veja, o prefeito de São Paulo soube pela imprensa que sua auxiliar foi a Brasília conversar com o presidente da República. E que ainda não há previsão de um encontro entre ambos. Marta está de férias até 14 de janeiro. A publicação lembrou que a aproximação entre Marta e Boulos causou desconforto no governo municipal no mês passado, quando o prefeito estava nos Estados Unidos.


Leia também


Últimas notícias