Sem categoria
Troca

Lula confirma Celso Sabino para Ministério do Turismo

Sabino assume a cadeira de Daniela Carneiro, que volta para a Câmara. Objetivo da troca é solidificar o apoio do União Brasil no Congresso Nacional

Divulgação
Divulgação
Lula vinha se aproximando de Celso Sabino nas últimas semanas

São Paulo – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou nesta quinta-feira (13) que o deputado federal Celso Sabino (União-PA) vai assumir o comando do Ministério do Turismo. A decisão encerra uma novela que se arrastou por semanas sobre a troca de comando na Pasta. O objetivo é garantir que o União Brasil entregue mais votos nas pautas de interesse do governo no Congresso Nacional.

A bancada do partido, principalmente na Câmara, dizia não se sentir representada por Daniela Carneiro. Em nota, o Planalto divulgou que Lula se encontrou hoje com Sabino e efetivou o convite, que foi aceito pelo deputado. A sua nomeação será oficializada nos próximos dias.

“O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu na tarde desta quinta-feira (13) com o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e com o deputado federal, Celso Sabino (União-PA). O presidente convidou Sabino para o Ministério do Turismo, convite esse que foi aceito pelo deputado. A nomeação sairá no Diário Oficial da União nos próximos dias”, diz a nota.

Assim, Daniela retoma o seu mandato na Câmara. Eleita como a deputada mais votada do Rio de Janeiro, ela está de saída do União Brasil para o Republicanos. Contudo, ela busca no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) garantir a sua desfiliação de modo a evitar a perda do mandato. Do mesmo modo, seu marido Waguinho, prefeito de Belford Roxo, já se filiou ao Republicanos.

Na semana passada, Daniela e Waguinho estiveram em reunião com Lula, quando foi selada a sua saída do ministério. Nesse sentido, o presidente agradeceu a ministra pelo trabalho à frente do Turismo e também falou sobre a disposição dela em permanecer contribuindo com o governo no Congresso. Após o encontro, Padilha informou que há expectativa de que Daniela possa assumir a vice-liderança do governo na Câmara dos Deputados.

Ex-bolsonarista

Evangélico e formado em Direito, Sabino foi eleito para seu primeiro mandato como deputado federal em 2018 pelo PSDB. Ele deixou a legenda em 2021, após se alinhar ao governo do ex-presidente Jair Bolsonaro. Ele também é ligado ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL). Quando Bolsonaro ingressou no PL e entregou o governo ao Centrão, Sabino ocupou o cargo de líder da Maioria na Câmara.

Dessa maneira, a troca de Daniela por Sabino atende a múltiplos interesses. Além de solidificar o apoio do União Brasil, Lula mantém uma ponte importante com o Republicanos. O partido tem apoiado o governo nas últimas votações decisivas, como o novo arcabouço fiscal e a reforma tributária. De quebra, a chegada de Sabino também busca aplacar as investidas de Lira por mais espaço no Planalto.

No mês passado, Lula se encontrou com Sabino durante viagem ao Pará. Tratou-se, assim, do primeiro aceno do governo em direção ao novo ministro. O deputado presenteou o presidente com uma camisa do Clube do Remo e posou para uma foto ao seu lado na companhia do governador do Estado, Helder Barbalho (MDB).