Governo Lula superou ‘falsas contradições’, diz ex-ministro em livro

Segundo Luiz Dulci, um dos méritos da gestão do ex-presidente foi conciliar estabilidade monetária com crescimento econômico e distribuição de renda

Luiz Dulci, ao lado de Rui Falcão, durante o lançamento do livro (Foto: Heinrich Aikawa/Instituto Lula)

São Paulo – O ex-ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República e diretor do Instituto Lula, Luiz Dulci, lançou ontem à noite (11) o livro Um Salto Para o Futuro – como o governo Lula colocou o Brasil na rota do desenvolvimento (Editora Perseu Abramo). O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva era esperado, mas não apareceu.

Dulci explicou que o livro mostra sua visão de um governo que “superou a falsa contradição” entre estabilidade monetária e crescimento econômico. Outra virtude do governo petista, que completa dez anos em 2013, segundo Luiz Dulci, é a política externa. “Não nos isolamos internacionalmente. Nossa política externa é hoje motivo de orgulho nacional”, disse, durante palestra que concedeu no sindicato. 

No livro, Dulci discute as políticas que levaram o país a um ciclo de desenvolvimento que propiciou uma ascensão social inédita na história. De acordo com o autor, Um Salto Para o Futuro analisa as iniciativas de um governo “hoje universalmente conhecido” graças a um modelo de desenvolvimento que “não tem sido muito teorizado”. A obra discorre sobre a opção de Lula de se afastar do modelo neoliberal com políticas como o incentivo aos investimentos públicos e apoio ao crédito, “até chegar ao final do segundo mandato consagrador”.

Rui Falcão

O presidente nacional do PT, Rui Falcão, falou aos jornalistas sobre os dez anos de governo. Perguntado sobre quanto tempo o partido vai ficar no poder, Falcão disse que “não necessariamente os 20 anos que o ex-presidente [Fernando Henrique Cardoso] falou, mas pelo menos um bom período, passando pela aprovação do povo nas eleições. Fixar o tempo depende do povo”.

Sobre a movimentação do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), já com vistas em 2014, que nas últimas semanas tem reunido prefeitos aliados do interior paulista em eventos de associações municipalistas no Palácio dos Bandeirantes, Falcão novamente ironizou. “Eu não tinha conhecimento dessa movimentação dele, eu estou vendo os problemas da segurança pública, que são muito graves. Espero que, com boas políticas, com o apoio que o governo federal tem dado, possamos reduzir a criminalidade no estado, na capital e no interior também”.

Várias lideranças e personalidades prestigiaram o lançamento do livro de Dulci, como o ex-ministro José Dirceu, o presidente nacional do PCdoB, Renato Rabelo, o presidente estadual do PT, deputado Edinho Silva, o prefeito de Carapicuíba, Sérgio Ribeiro (PT), o presidente da Fundação Perseu Abramo, Marcio Pochmann, entre outros.

Leia também

Últimas notícias