Joaquim Barbosa diz que STF tem 65 mil processos à espera de julgamento

São Paulo – Em rápida cerimônia pela abertura do Ano Judiciário, hoje (1º) pela manhã, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, disse que a Corte tem hoje […]

São Paulo – Em rápida cerimônia pela abertura do Ano Judiciário, hoje (1º) pela manhã, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, disse que a Corte tem hoje um acervo com mais de 65 mil processos aguardando julgamento, sendo 700 já incluídos em pautas e aguardando entrada na agenda. Há também, acrescentou, “muitos recursos extraordinários com repercussão geral já reconhecida”, que deverão afetar mais de 500 mil processos nos tribunais de origem.

O ministro disse que o tribunal fará “um grande esforço” para agilizar os trabalhos. “Particularmente, eu gostaria que o ano de 2013 fosse lembrado no futuro como o ano em que, graças a mudanças tecnológicas e estruturais e de mentalidade, o sistema de prestação jurisdicional brasileiro teria se tornado mais justo, mais racional e mais compreensível”, discursou.

O vice-presidente, Michel Temer, representou a presidenta Dilma Rousseff. E afirmou que o STF, o Judiciário em geral, “são a força motriz capaz de levar adiante a inteireza do Estado brasileiro, tal como desejado pelo constituinte”. Também estiveram presentes, entre outros, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e o procurador-geral, Roberto Gurgel.