VIOLÊNCIA

Golpistas invadem e depredam Congresso, STF e Palácio do Planalto

Com pouca resistência da polícia, milhares de apoiadores de Jair Bolsonaro passaram por bloqueio e vandalizam os prédios do parlamento e das sedes do Supremo e da Presidência da República em um gigante rastro de destruição

Ataques foram realizados contra prédios dos três poderes

São Paulo – Praticamente sem resistência, golpistas apoiadores de Jair Bolsonaro invadiram e vandalizaram o Congresso Nacional, o Supremo Tribunal Federal e o Palácio do Planalto na tarde deste domingo (9), em Brasília. O presidente Lula estava em Araraquara.

A horda avançou contra um bloqueio com poucos policiais e passou com paus, pedras, placas e cavaletes. O cordão do bloqueio logo foi rompido e os bolsonaristas entraram primeiro no prédio do parlamento, depois no STF e no Palácio do Planalto. Quebraram janelas, móveis, portas, peças de arte, presentes enviados por lideranças mundiais, lixeiras, mesas, reviraram gavetas, destruíram equipamentos em um grande rastro de destruição.

No prédio do Congresso, espalharam-se pelos salões, entraram no plenário e subiram em mesas e cadeiras. No Supremo, arrebentaram o salão e, no Palácio do Planalto, chegaram ao terceiro piso, andar do gabinete da Presidência da República. Tudo isso sem serem incomodados ou qualquer sinal de atuação da Polícia Militar, que só foi acionada praticamente duas horas depois.

‘Governo do DF foi irresponsável’

A presidenta do PT, Gleisi Hoffmann, acusou o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), de irresponsabilidade. “Governo do DF foi irresponsável frente à invasão de Brasília e do Congresso Nacional. É um crime anunciado contra a democracia, contra a vontade das urnas e por outros interesses. Governador e seu secretário de segurança, bolsonarista, são responsáveis pelo que acontecer.”

O ministro da Justiça, Flávio Dino, está na capital federal e se pronunciou no twitter. “Essa absurda tentativa de impor a vontade pela força não vai prevalecer. O Governo do Distrito Federal afirma que haverá reforços. E as forças de que dispomos estão agindo. Estou na sede do Ministério da Justiça.”

Crime anunciado

Informações dão conta de que cerca de 80 ônibus foram para Brasília com os golpistas apoiadores de Jair Bolsonaro. A cidade tem um acampamento com milhares deles há mais de dois meses em frente ao QG do Exército. Semanas antes, no dia da diplomação do presidente Lula, o grupo já havia feito um ataque terrorista contra a cidade, queimando carros, virando ônibus e espalhando botijões de gás pela cidade. Dias depois, George Sousa, bolsonarista, foi preso porque pretendia explodir uma bomba em um caminhão de combustível no aeroporto de Brasília no dia da posse de Lula.