Em mensagem ao Congresso, Dilma destaca medidas de estímulo à economia

Leitura foi feita pelo deputado tucano Marcio Bittar (PSDB-AC), primeiro-secretário do Congresso

Presidentes do Congresso e Senado, Renan Calheiros, e da Câmara, Henrique Eduardo Alves, chegam para sessão de abertura dos trabalhos de 2013 (Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr)

São Paulo – Na mensagem ao Congresso hoje (4), na primeira sessão solene do ano na Casa, a presidenta Dilma Rousseff destacou, entre outros temas, as medidas do governo para manter a atividade econômica, citando medidas como a desoneração tributária em diversos setores – que, segundo ela, somou R$ 45 bilhões para o setor produtivo – e a redução das tarifas de energia. Ela citou ainda a criação de 3,5 milhões de empregos nos dois últimos anos e a redução da taxa de desemprego, que em 2012 atingiu níveis mínimos na série histórica.

Segundo Dilma, “a redução das taxas de juros a patamares mais compatíveis com a realidade internacional é uma mudança paragmática que terá consequências positivas para a economia brasileira”. A presidenta disse ainda que o PIB ficou “aquém do esperado”, mas o Brasil “conquistou bons resultados” diante de um cenário internacional marcado por incertezas e dificuldades.

A leitura coube a um tucano, o primeiro-secretário do Congresso, deputado Marcio Bittar (PSDB-AC). O texto foi entregue pela ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, que representou o Executivo na cerimônia de abertura do ano legislativo, feita pelo presidente do Senado e do Congresso, Renan Calheiros (PMDB-AL). Na sessão solene, também faziam parte da mesa, o novo presidente da Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), e o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa.