sucessão de cunha

Eleição para presidência da Câmara terá 15 candidatos

Eleição para sucessão de Eduardo Cunha chegou a ter 18 inscritos, maior número desde 1971, sendo duas mulheres. Início da votação está previsto para as 19h

Facebook/reprodução

Maria do Rosário foi a última a se inscrever, mas desistiu da disputa. PCdoB entra com Orlando Silva

São Paulo – O deputado Beto Mansur (PRB-SP) retirou sua candidatura à presidência da Câmara e anunciou apoio de seu partido a Rogério Rosso (PSD-DF), candidato favorito do chamado Centrão. Maria do Rosário (PT-RS), última a se inscrever, hoje (13), também desistiu do pleito. Ex-ministra de Direitos Humanos, ela exerce o quarto mandato consecutivo na Câmara dos Deputados. Com a desistência dos dois parlamentares, a disputa terá 15 candidatos.

Assim como Maria do Rosário, Orlando Silva (PCdoB-SP) registrou candidatura hoje. Anteontem, o Psol havia anunciado o nome de Luiza Erundina para a disputa à sucessão de Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que está sendo julgado pela Casa e pode ser cassado.

Com predomínio conservador no Congresso, as maiores chances de segundo turno, caso nenhum candidato metade mais do total de votos, estão para o peemedebista Marcelo Castro (PI) – lançado pela legenda a contragosto do presidente interino Michel Temer – e Rodrigo Maia (DEM-RJ), com apoio do PSDB.

Deputado federal em primeiro mandato e vice-presidente da Comissão de Trabalho, Orlando Silva foi ministro do Esporte no governo Lula (2006-2011), vice-líder do governo na Câmara e agora vice-líder da Minoria. Natural de Salvador, foi o único presidente negro da União Nacional dos Estudantes (UNE). Também foi vereador pela cidade de São Paulo.

“O partido achou melhor colocar o nome do Orlando para explicitar seu ponto de vista, sua opinião sobre esse processo e assim contribuir com um esforço que nos orienta de evitar que o Centrão, a candidatura do Planalto, seja vitoriosa nesse processo”, diz em nota o líder do PCdoB na Câmara, Daniel Almeida (BA).

Confira a lista (ordem alfabética)

Carlos Henrique Gaguim (PTN-TO)
Carlos Manato (SD-ES)
Cristiane Brasil (PTB-RJ)
Esperidião Amin (PP-SC)
Evair Vieira de Melo (PV-ES)
Fábio Ramalho (PMDB-MG)
Fausto Pinato (PP-SP)
Giacobo (PR-PR)
Gilberto Nascimento (PSC-SP)
Luiza Erundina (Psol-SP)
Marcelo Castro (PMDB-PI)
Miro Teixeira (Rede-RJ)
Orlando Silva (PCdoB-SP)
Rogério Rosso (PSD-DF)
Rodrigo Maia (DEM-RJ)

A eleição está prevista para começar às 19h. O prazo para registro de candidatos terminou ao meio-dia. Porém, os deputados poderão retirar a candidatura até uma hora antes do início da sessão.

Esta é a eleição para presidente da Câmara dos Deputados com maior  número de candidatos desde 1971 – período em que os dados estão digitalizados. Antes, em 2005,  após a renúncia do então deputado Severino Cavalcanti (PP-PE) à presidência, dez parlamentares tentaram o cargo, com vitória de Aldo Rebelo (PCdoB-SP).

Com informações de agências


Leia também

Últimas notícias