Mato Grosso

Eleição em Cuiabá tem Abílio Junior e Emanuel Pinheiro no segundo turno

Confirmando as pesquisas, candidatos do Podemos e do MDB vão disputar a prefeitura no próximo dia 29

Segundo turno com eles: Abílio Junior, do Podemos, é vereador, e Emanuel Pinheiro, do MDB, o atual prefeito de Cuiabá

São Paulo – O vereador Abílio Junior (Podemos) e o atual prefeito, Emanuel Pinheiro (MDB), vão disputar o segundo turno da eleição para a prefeitura de Cuiabá. Ao lado de seu vice, o também vereador Felipe Wellaton (Cidadania), Abílio, que é formado em arquitetura e urbanismo, recebeu 33,72% dos votos. É a primeira vez que participa da disputa. Já Emanuel, bacharel em direito, foi vereador e ainda deputado estadual por quatro legislaturas. Em 2005, foi secretário municipal de Trânsito e Transportes Urbanos de Cuiabá. Ao lado de seu vice, o ex-secretário de Serviços Urbanos, José Roberto Stopa (PV), recebeu 30,64% dos votos.

Em terceiro lugar, Gisela Simona (Pros) contou com 19,42%. O apresentador de TV Roberto França (Patriotas) recebeu 9,49% dos votos. França foi prefeito de Cuiabá por dois mandatos (1996 e 2000) e deputado estadual. Julier Sebastião (PT) teve 3,13%; Aécio Rodrigues (PSL), 2,11%;  Paulo Henrique Grando (Novo), 1,05%, e Gilberto Lopes (Psol), 0,45%. Votos brancos somaram 3,35% e nulos, 5,48%. As abstenções chegaram a 22,01% na eleição para a prefeitura de Cuiabá.

Agronegócio

A capital do Mato Grosso é o centro comercial de uma extensa área pecuária e agrícola. Tem pouco mais 612 mil habitantes e sua economia tem forte base no agronegócio, no comércio e no setor de serviços. Cuiabá conta ainda com usinas termoelétricas e hidrelétricas ampliadas desde a conclusão, em 2000, do gasoduto de gás natural da Bolívia.