Dutra lidera apuração para presidência nacional do PT

Resultado final deve ser conhecido nesta quarta-feira.

Lula e Dilma votam em Brasília (DF) no PED, realizado em todo o país no domingo (Foto: Paulino Menezes/Divulgação)

O candidato da corrente Construindo um Novo Brasil, José Eduardo Dutra, deve ser eleito presidente do Partido dos Trabalhadores em primeiro turno caso a proporção das primeiras parciais se mantenha. Ex-dirigente da Petrobras e da BR Distribuidora, ele tem o apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva nas eleições internas.

Computados 19,93% dos votos de filiados, Dutra tem 53,1%. Para vencer no primeiro turno é preciso ter mais de 50% dos votos.

O novo presidente nacional deve comandar a legenda na campanha de 2010. A posse será em fevereiro. As eleições renovaram também os diretórios estaduais e municipais para um mandato de dois anos.

A nova direção nacional do PT deverá ser conhecida nesta quarta-feira (24), caso um dos seis candidatos que disputam a presidência do partido consiga a maioria absoluta dos votos

Na escolha dos candidatos à presidência de todos os níveis, caso nenhum alcance a maioria, os dois mais votados disputarão o posto em segundo turno, no dia 6 de dezembro.

Dutra representa também duas outras tendências fortes, ambas ligadas à ex-prefeita de São Paulo Marta Suplicy (PT de Luta e de Massas e Novos Rumos).

Em segundo lugar aparece o deputado José Eduardo Cardozo (SP) com 20,4%, da Mensagem ao Partido e Democracia Socialista, apoiado pelo ministro Tarso Genro (Justiça).

Na sequência vêm os deputados Geraldo Magela (Movimento PT), com 12,8% dos votos, e Iriny Lopes (Articulação de Esquerda e Militância Socialista), com 11,9%. Markus Sokol (O Trabalho) tem 1% e Serge Goulart (Esquerda Marxista), 0,8%.

Com informações da Reuters e Agência Brasil