Crime de ódio

Dirigentes sindicais encontram casa destruída ao voltar da posse de Lula em Brasília

Ao regressar a Curitiba, representantes dos servidores municipais se depararam com a casa invadida. Materiais de cunho político foram queimados dentro da residência. PT local acredita em crime com motivação política

Reprodução
Reprodução
Materiais de cunho político foram reunidos e incendiados dentro da casa das sindicalistas em Curitiba

São Paulo – A casa onde vivem duas dirigentes do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais Curitiba (Sismuc) foi alvo de um incêndio criminoso e de aparente motivação política na madrugada de ontem (3).  Juliana Mildemberg (presidente do sindicato) e Loide Ostrufka (coordenadora de Secretaria-Geral) foram a Brasília para acompanhar a cerimônia de posse do presidente Lula (PT) e, quando retornaram à Curitiba na manhã dessa terça, encontraram a residência em que vivem, que fica em um prédio no bairro Abranches, totalmente destruída pelas chamas. 

Clau Lopes, que é representante do Conselho Permanente de Direitos Humanos do Paraná e visitou a casa das dirigentes sindicais após o incêndio, informou que os criminosos amontoaram diversos materiais de cunho político, como livros, bandeiras do PT, carteirinhas e documentos do sindicato, e atearam fogo. A informação faz o PT do Paraná crer que o caso se trata de um atentado com motivações políticas. 

“Documentos, objetos, bandeiras e livros referentes ao partido, à luta sindical e ao movimento progressista foram amontoados e queimados dentro do apartamento delas, evidenciando ser uma ação de cunho político. É inadmissível que esse tipo de violência e intolerância sejam realizadas por uma parcela da população que defende atos antidemocráticos e a instauração de um golpe no país”, diz nota oficial do diretório estadual do PT paranaense divulgada pela presidenta do partido, a deputada federal Gleisi Hoffmann. 

Leia também: PF faz varredura no Alvorada e no Planalto e mudança de Lula não tem data definida

Julia e Loide, além de ter a casa destruída, perderam um carro, que possivelmente foi roubado pelos criminosos. Os invasores, entretanto, deixaram intactos cartões de banco no local. 

As duas dirigentes sindicais registraram queixa na Polícia Civil. O PT do Paraná, por sua vez, informou que está tomando “todas as medidas jurídicas cabíveis” e “amparando as companheiras no que for necessário”.

Confira a nota do PT

Com imensa indignação o Partido dos Trabalhadores do Paraná e de Curitiba denunciam um provável crime de intolerância política na capital paranaense.

Na manhã desta terça-feira (3), as companheiras Juliana e Loide, militantes e sindicalistas, após voltar da posse do Presidente Lula em Brasília, encontraram sua residência completamente revirada e queimada. Documentos, objetos, bandeiras e livros referentes ao partido, à luta sindical e ao movimento progressista foram amontoados e queimados dentro do apartamento delas, evidenciando ser uma ação de cunho político.

É inadmissível que esse tipo de violência e intolerância sejam realizadas por uma parcela da população que defende atos antidemocráticos e a instauração de um golpe no país. Esse tipo de crime deve ser investigado e os responsáveis devem ser punidos.

O PT Paraná e o PT Curitiba já estão tomando todas as medidas jurídicas cabíveis e estão amparando as companheiras no que for necessário. Ações intolerantes, criminosas e covardes como essas não ficarão impunes. Basta!

PT Paraná e PT Curitiba