Dilma mantém distância de 27 pontos e pode ser eleita no 1º turno

A candidata do PT, Dilma Roussef, mantém distância de 27 pontos ao segundo colocado (Foto: Roberto Stuckert Filho) São Paulo – Pesquisa Vox Populi/Band/IG divulgada nesta quinta-feira (23) indica que […]

A candidata do PT, Dilma Roussef, mantém distância de 27 pontos ao segundo colocado (Foto: Roberto Stuckert Filho)

São Paulo – Pesquisa Vox Populi/Band/IG divulgada nesta quinta-feira (23) indica que a candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, manteve a distância de 27 pontos sobre o candidato José Serra (PSDB). A petista aparece com 51% das intenções de voto, mesmo percentual do levantamento anterior, divulgado no dia 17, e pode ser eleita no primeiro turno. Serra manteve os 24%.

Em terceiro lugar, a candidata pelo PV, Marina Silva, subiu dois pontos e soma 10% das intenções de voto. Os demais candidatos somam 1%. Brancos e nulos somam 5% e indecisos, 9%.

O levantamento do Vox Populi indica que a candidata petista aparece à frente dos concorrentes em todas as faixas etárias, sociais e regionais pesquisados. Dilma tem o melhor desempenho entre eleitores do Nordeste, com 67% das intenções de voto, contra 16% de Serra e 7% de Marina.

A distância entre Dilma e os rivais é menor no Sul, onde ela tem 42% das preferências, contra 37% de Serra e 6% de Marina. A região Sul do país é o melhor cenário do tucano.

A presidenciável do PT é a candidata favorita de eleitores entre 16 e 24 anos. Dilma tem 56% das intenções de voto nessa faixa etária, 59% de quem vive em municípios pequenos e 58% dos que estudaram entre a quinta e a oitava série e que ganham até um salário mínimo.

Serra tem seu  melhor desempenho entre eleitores entre 40 e 49 anos (26%), com ensino superior (29%) e que ganham mais de cinco salários mínimos (28%).

Marina Silva obtém melhor desempenho entre os eleitores com ensino superior: 22%.

Na pesquisa espontânea, quando o nome dos candidatos não é apresentado aos eleitores, Dilma é citada por 44% dos entrevistados. Serra é lembrado por 21% dos eleitores e Marina, 9%. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva é citado por 1% dos eleitores.

A margem de erro é de 1,8 ponto percentual, para mais ou para menos. Foram ouvidas 3.000 pessoas, em 219 munícipios, entre os dias 18 e 21. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 31.705/10.