Investigação de Cunha

Conselho de Ética sorteia três nomes para disputar relatoria; decisão sai amanhã

Na disputa, Sérgio Brito (PSD-BA), Marcos Rogério (PDT-RR) e Leo de Moura (PT-AC)

Lucio Bernardo Junior/Câmara dos Deputados

Araújo divulgará até amanhã qual dos três escolherá para substituir o relator destituído hoje, Fausto Pinato

Brasília – Numa mudança total de estratégia, os integrantes do Conselho de Ética acabam de sortear os nomes dos três deputados que vão disputar a nova relatoria do processo de investigação de Eduardo Cunha (PMDB-RJ): Sérgio Brito (PSD-BA), Marcos Rogério (PDT-RR) e Leo de Moura (PT-AC). O presidente do órgão, José Carlos Araújo (PSD-BA), disse que até amanhã (10) divulgará qual dos três escolherá para substituir o relator destituído hoje, Fausto Pinato (PRB-SP).

A saída de Pinato se deu por meio de decisão da mesa diretora da Câmara que, por intermédio da vice-presidência, acolheu recurso regimental apresentado pela defesa de Cunha. O argumento foi de que o deputado não poderia ocupar a relatoria, por fazer parte do mesmo bloco partidário do presidente da Casa que é alvo da representação.

Com a mudança, houve um recuo no andamento dos trabalhos e a sessão que iria apreciar o relatório preliminar terminou sendo adiada pela sexta vez. Muitos deputados discordaram da iniciativa e prometeram apresentar recurso contestando a decisão de retirar o relator, mas o próprio Fausto Pinato disse que não se incomodava com a substituição, porque tudo estava sendo realizado de forma estratégica para atrapalhar os trabalhos e a apresentação de alguma outra medida iria postergar ainda mais a conclusão do processo.

Numa tentativa de evitar manobras que atropelassem os ritos do órgão, o presidente do conselho resolveu acatar de imediato a determinação da mesa diretora de afastar o relator. E designou o deputado Zé Geraldo (PT-PA) para o seu lugar, como forma de evitar outros empecilhos. Mas o feito de Araújo de nada adiantou, porque os deputados defensores de Cunha exigiram que a relatoria substituta fosse escolhida como no começo dos trabalhos: por meio de sorteio para definição de três nomes e, posteriormente, com a escolha de um dos três sorteados.

O regimento permite, no caso de substituição, que uma segunda decisão saia por parte do presidente do órgão, mas para evitar futuros recursos que venham a servir de ainda mais empecilhos, Araújo preferiu seguir o pedido do grupo pró-Eduardo Cunha.

Estes deputados também querem que o relatório de Pinato seja desconsiderado e que o novo relator elabore um outro documento (uma vez que Zé Geraldo já tinha declarado que iria subscrever literalmente o relatório de Pinato).

Leia também

Últimas notícias