Tabuleiro

Boulos ganha apoio do PDT na briga pela prefeitura de São Paulo e espera por Marta

Deputado do Psol agradece reforço do “partido de Leonel Brizola”. Já Marta Suplicy deve conversar com prefeito Ricardo Nunes antes de oficializar candidatura pelo PT, como vice

Reprodução/GloboNews
Reprodução/GloboNews
Lupi e Boulos: 'Pinta de prefeito'

São Paulo – A campanha pela prefeitura de São Paulo ganhou mais um capítulo nesta terça-feira (9) com a formalização do apoio do PDT à candidatura de Guilherme Boulos (Psol). O ato, no diretório municipal do PDT, teve a presença do presidente da legenda e ministro da Previdência, Carlos Lupi. Enquanto isso, o deputado psolista aguarda a finalização das costuras para confirmar Marta Suplicy como vice de chapa.

Elaborada pelo próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a costura prevê o retorno de Marta ao PT, do qual se desfiliou em abril de 2015. Atualmente sem partido, a ex-prefeita, ministra, deputada e senadora é secretária de Relações Internacionais da própria prefeitura paulistana. O chefe do Executivo, Ricardo Nunes (MDB), vai disputar a reeleição. Além dele, a deputada federal Tabata Amaral (PSB) deve entrar na briga.

Mais de 9 milhões de eleitores

Com mais de 9,3 milhões de eleitores (27% do total do estado), a cidade de São Paulo é estratégica para outros voos políticos, estaduais e federais. Os setores progressistas tentam, assim, retornar ao comando da prefeitura, que a partir de 2017 tem à frente políticos identificados com o conservadorismo (João Doria, Bruno Covas e Nunes). Antes deles, o atual ministro da Fazenda, Fernando Haddad, foi prefeito de 2013 a 2016. Marta, ainda no PT, chefiou o Executivo paulistano de 2001 a 2004.

Embora já tida como nome certo na chapa de Boulos para concorrer à prefeitura, Marta ainda não confirmou oficialmente sua candidatura. Ela deve conversar antes com o atual prefeito.

Leia também: Lula e Marta Suplicy se reúnem para discutir volta ao PT para compor chapa com Boulos em São Paulo

No ato de hoje, Boulos afirmou ter orgulho de receber apoio “do partido de Leonel Brizola, um dos grandes combatentes da democracia brasileira”. Segundo ele, a eleição terá como desafio derrotar o bolsonarismo, “seja com as suas candidaturas tradicionais, os mais extremistas, seja com as candidaturas de união da direita para derrotar o nosso campo”. Já Lupi vê o jovem deputado com “pinta de prefeito”.