Reconhecimento

Biden liga para Lula e elogia ‘força’ das instituições democráticas

Em conversa que durou 20 minutos, presidente dos EUA e novo presidente eleito do Brasil Lula trataram de “desafios comuns”, como o combate à fome e às mudanças climáticas, além da promoção da democracia

Adam Schultz/Casa Branca
Adam Schultz/Casa Branca
Além de Biden, outras lideranças do Partido Democrata também felicitaram Lula pela vitória nas eleições

São Paulo – O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, ligou nesta segunda-feira (31) para o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva. A conversa entre ambos durou cerca de 20 minutos, de acordo com o governo norte-americano. Além da importância da democracia, a cooperação entre os dois países e os desafios na defesa do meio ambiente estiveram entre os temas tratados.

“Os dois líderes discutiram o forte relacionamento entre os EUA e o Brasil e se comprometeram a continuar trabalhando como parceiros para enfrentar desafios comuns, incluindo o combate às mudanças climáticas, salvaguarda da segurança alimentar, promoção da inclusão e democracia e gestão da migração regional”, diz a nota do governo norte-americano.

Pelas redes sociais, Lula também destacou a conversa com Biden.

Ainda ontem, logo após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) anunciar a vitória de Lula, Biden felicitou o ex-presidente. “Envio os parabéns a Luiz Inácio Lula da Silva pela vitória em uma eleição livre, justa e digna de confiança. Espero que possamos trabalhar juntos e manter a cooperação entre nossos dois países nos próximos meses e anos que virão pela frente”, escreveu Biden, pelo Twitter.

Democratas parabenizam Lula

Do mesmo modo, outros expoentes do Partido Democrata também se pronunciaram sobre a vitória de Lula. O ex-presidente Bill Clinton enviou “calorosas felicitações” ao candidato vencedor. Além disso, ele afirmou que o povo brasileiro “deve se orgulhar do seu processo eleitoral confiável e pacífico”.

Vice de Clinton, Al Gore foi na mesma linha. Ele afirmou que a vitória de Lula representa um “significante ponto de virada” para o futuro do Brasil. “O mundo espera uma liderança renovada do Brasil na condução de soluções para a crise climática e na contenção da perda de biodiversidade”, destacou.

O senador Bernie Sanders, da ala mais progressista do partido, também celebrou a vitória de Lula. “O povo do Brasil votou pela democracia, pelos direitos dos trabalhadores e pela sanidade ambiental”, disse o parlamentar. Ele disse ainda que espera um relacionamento “forte e próspero” entre o Brasil e os Estados Unidos.

Por outro lado, o ex-presidente Barack Obama, bem como a ex-secretária de Estado e ex-candidata à presidência Hillary Clinton não haviam se pronunciado até o fim da tarde de hoje pelo horário de Brasília. Foi durante o governo Obama que o site Wikileaks divulgou um escândalo mundial de espionagem comandado pela Agência de Segurança Nacional (NSA – em inglês). Dentre os alvos da ação, estavam a ex-presidenta Dilma Rousseff e a Petrobras.



Leia também


Últimas notícias