Arlindo Chinaglia é o novo líder do governo na Câmara

Chinaglia vai colaborar com o governo Dilma Rousseff na contenção da insatisfação dos integrantes da base aliada (Foto:Antonio Cruz/ABr) São Paulo – O Palácio do Planalto anunciou hoje (13) que […]

Chinaglia vai colaborar com o governo Dilma Rousseff na contenção da insatisfação dos integrantes da base aliada (Foto:Antonio Cruz/ABr)

São Paulo – O Palácio do Planalto anunciou hoje (13) que o deputado federal Arlindo Chinaglia (PT-SP) será o novo líder do governo na Câmara, em substituição a Cândido Vaccarezza (PT-SP), que deixou o cargo nesta manhã. 

Chinaglia, em seu quinto mandato, terá a incumbência de colaborar com o governo Dilma Rousseff na contenção da insatisfação dos integrantes da base aliada. A troca na Câmara é feita no dia seguinte à substituição do mesmo cargo no Senado, onde Romero Jucá (PMDB-RR) deixou a função, que agora será exercida por Eduardo Braga (PMDB-AM).

Em conversa com jornalistas após a confirmação, o petista afirmou que a tensão entre Executivo e Legislativo é normal no processo político, e evitou tecer comentários sobre o trabalho desenvolvido por Vaccarezza. “É bom que seja assim, dentro dos limites que permitam que o País cresça, gere empregos e distribua renda. Não vejo nada de diferente de outras épocas.”

Chinaglia, que presidiu a Câmara entre 2007 e 2009, afirmou que pretende sentar amanhã (14) com os líderes das bancadas de partidos da base para definir a prioridade nas votações. O plenário deveria ter colocado em votação hoje os projetos da Lei Geral da Copa e das alterações do Código Florestal, mas a sessão foi cancelada em virtude das trocas nas lideranças. “Se não houver defesa da posição do governo com argumento, com convencimento, não haverá entusiasmo, o que pode diminuir o comprometimento com a vitória na votação.”

Médico, Chinaglia foi presidente estadual da Central Única dos Trabalhadores (CUT) em São Paulo e deu origem à atuação política na região de Ribeirão Preto, no interior do estado. Na década de 1990, foi presidente do diretório regional do PT. Durante o governo de Luiz Inácio Lula da Silva, antes de presidir a Câmara foi líder da bancada petista e, em seguida, da coalizão. 

Leia também

Últimas notícias