Após derrota em 2010, Arthur Virgílio consegue vitória em Manaus

Virgílio perdeu justamente para a adversária deste ano na disputa pelo Senado em 2010 (Foto: Clovis Miranda/A Crítica/Folhapress) São Paulo – O ex-senador Arthur Virgílio (PSDB) se redimiu da derrota […]

Virgílio perdeu justamente para a adversária deste ano na disputa pelo Senado em 2010 (Foto: Clovis Miranda/A Crítica/Folhapress)

São Paulo – O ex-senador Arthur Virgílio (PSDB) se redimiu da derrota eleitoral em 2010 e saiu vencedor da disputa pela prefeitura de Manaus. Com 98,19% dos votos apurados, ele obtém 66,06% dos votos e a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB), 33,92%. O partido tucano voltará a comandar a administração manauara após 24 anos.

Nascido em Manaus, o novo prefeito tem 67 anos e disputou uma eleição que tinha importante caráter pessoal, já que reeditou o embate ocorrido em 2010 pelo Senado, quando Vanessa saiu vitoriosa. No primeiro turno, as pesquisas mostravam empate técnico entre os dois após uma arrancada da parlamentar, mas acabaram contrariadas pela abertura das urnas, que deram vinte pontos de vantagem a Virgílio.

Por ter sido um dos principais opositores de Luiz Inácio Lula da Silva, ameaçando “dar uma surra” no ex-presidente, o tucano levantou sentimentos de rejeição entre parte do eleitorado, o que era uma aposta da base aliada a Dilma Rousseff para reeditar a vitória de 2010, quando o tucano, a despeito da derrota no Amazonas, foi mais votado em Manaus.

Eleito pela primeira vez em 1982, como deputado federal pelo MDB, Virgílio foi prefeito de Manaus em 1988 pelo PSB. No ano seguinte, mudou-se para o PSDB e em 1994 se elegeu novamente deputado federal, garantindo a reeleição em 1998. Quatro anos mais tarde conquistou uma vaga no Senado, onde permaneceu até 2010.

 

Eleições municipais 2012 – 2º turno Manaus/AM