No STF

André Mendonça será relator da ação sobre compra de imóveis com dinheiro vivo pelo clã Bolsonaro

Ministro indicado pelo presidente será responsável por relatório. Autor da ação, Randolfe Rodrigues diz estar convencido de que “teve ladroagem”

Alan Santos/PR
Alan Santos/PR
Bolsonaro conseguiu emplacar ministro “terrivelmente evangélico” no Supremo Tribuinal Federal

São Paulo – O ministro André Mendonça – o “terrivelmente evangélico” que Jair Bolsonaro conseguiu emplacar no Supremo Tribunal Federal (STF) – será o relator da ação do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), com pedido de investigação das compras de imóveis com dinheiro vivo pelo clã Bolsonaro. A informação foi divulgada pelo portal Uol.

Segundo reportagem do mesmo portal na terça-feira (30), desde os anos 1990 até hoje o presidente Jair Bolsonaro, irmãos, filhos e parentes negociaram 107 imóveis, dos quais pelo menos 51 foram adquiridos total ou parcialmente com dinheiro vivo. Entre os compradores, estão o próprio presidente da República, duas ex-mulheres (entre as quais Ana Cristina Siqueira Valle) e os filhos Carlos, Eduardo e Flávio.

Randolfe disse estar “convencido que teve ladroagem e roubo de alguma forma”. “Com o salário legal que a gente recebe não é possível (enriquecer na política)”, acrescentou. “Creio eu que um salário de senador da República, que não é ruim, mas de R$ 22 mil, é incapaz desse tipo de fácil enriquecimento na política, é impossível.”

Ex-esposa de Bolsonaro

Na quarta (31), a Polícia Federal pediu à Justiça Federal a abertura de investigação sobre movimentação financeira da ex-mulher de Jair Bolsonaro Ana Cristina Siqueira Valle. Ela admitiu ser proprietária de uma mansão em área nobre de Brasília que anteriormente alegava ser apenas alugada. Os indícios, de acordo com a PF, apontam para lavagem de dinheiro.

Questionado diretamente por jornalistas na terça-feira (30) sobre a denúncia e reportagem do Uol, Bolsonaro respondeu: “Qual é o problema de comprar com dinheiro vivo algum imóvel, eu não sei o que está escrito na matéria… Qual é o problema?”

O Globo

Depois de dois dias de silêncio em relação ao escândalo dos imóveis comprados em cash, incluindo o Jornal Nacional, o jornal O Globo abordou o assunto. “Os eleitores estão cientes dos inúmeros rolos envolvendo o clã Bolsonaro. Para complicar a situação, o noticiário desta semana foi pródigo em novas denúncias contra o presidente e sua família”, afirma o jornal em editorial.