américa do sul

Peru: boca de urna indica Keiko na liderança e Kuczynski e Verónika empatados

Segundo pesquisa, filha de Alberto Fujimori tem 37,8% dos votos, seguida pelo candidato da PPK (20,9%) e pela representante da Frente Ampla, com 20,3%; resultado aponta para segundo turno

Reprodução You Tube

Keiko Fujimori, do Partido Força Popular, está na liderança, mas resultado leva para segundo turno

São Paulo – Pesquisas boca de urna indicam Keiko Fujimori como a primeira colocada nas eleições presidenciais do Peru neste domingo (10), seguida por Pedro Pablo Kuczynski e Verónika Mendoza, tecnicamente empatados.

Os resultados, divulgados pelo instituto de pesquisas Ipsos, mostram a candidata Keiko Fujimori, do Partido Força Popular, na liderança com 37,8% dos votos. Já na disputa pelo segundo lugar, Pedro Pablo Kuczynski, do “Peruanos por el Kambio” (PPK), tem 20,9%, enquanto a candidata dos setores de esquerda Verónika Mendoza, da Frente Ampla, aparece em seguida com 20,3%.

Os primeiros resultados oficiais serão divulgados a partir das 21h locais (23h de Brasília). A congressista Keiko Fujimori, de 40 anos, tenta dissociar sua imagem à de seu pai Alberto Fujimori, condenado a 25 anos de prisão por crimes de lesa humanidade. No entanto, grande parte do apoio da candidata vem justamente de setores fujimoristas.

Para vencer no primeiro turno o candidato tem que ter mais de 50% dos votos. Se isso não ocorrer, os dois mais votados irão para o segundo turno em 5 de junho.

O novo mandatário assumirá em 28 de julho. Esta será a quarta eleição desde a redemocratização do país nos anos 2000, depois do período ditatorial imposto pelo ex-presidente Alberto Fujimori (1990-2000).

Além do novo mandatário, os cerca de 30 milhões de habitantes da nação andina terão, no período 2016-2021, novos vice-presidente, 130 representantes do parlamento nacional e 15 representantes do Parlamento Andino (órgão deliberativo da Comunidade Andina formada por Peru, Bolívia, Colômbia, Equador e Venezuela).