Nove meses depois do terremoto, Haiti promove eleições gerais em 28 de novembro

Após terremoto, Haiti terá eleições em novembro (Foto: Jorge Silva/Reuters) Brasília – Nove meses depois do terremoto que destruiu o Haiti, o país anuncia a realização de eleições gerais. O […]

Após terremoto, Haiti terá eleições em novembro (Foto: Jorge Silva/Reuters)

Brasília – Nove meses depois do terremoto que destruiu o Haiti, o país anuncia a realização de eleições gerais. O atual governo do presidente haitiano, René Préval, divulgou hoje (30) que as eleições presidenciais e legislativas serão promovidas no dia 28 de novembro de 2010. Inicialmente, as eleições no Haiti seriam realizadas em 28 de fevereiro deste ano, mas foram adiadas em decorrência da destruição causada pelos abalos sísmicos.

A iniciativa foi elogiada pelo secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon. A Missão das Nações Unidas para a estabilização no Haiti (Mimustah) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) foram acionados para garantir segurança, apoio logístico e técnico para as eleições.

Para o secretário-geral, é fundamental ainda que os países que integram a ONU contribuam financeiramente e no apoio à força-tarefa para assegurar a realização das eleições. Ele apelou também para que o Conselho Eleitoral Provisório, os partidos políticos do Haiti e a população do país colaborem para que o processo eleitoral seja transparente e confiável. Segundo ele, as eleições devem servir para o fortalecimento das instituições democráticas do Haiti e a recuperação do país.

Em 12 de janeiro, um terremoto de 7 graus na escala Richter atingiu o Haiti. Pelo menos 222 mil pessoas morreram. O país ficou praticamente destruído: prédios públicos e privados, casas, escolas e hospitais desapareceram sob os escombros. A comunidade internacional se mobilizou para ajudar o país. Organismos estrangeiros e organizações não governamentais também colaboraram.