Mandela melhora mas seu estado ainda é crítico, segundo governo

áfrica do sul

Nairóbi – A saúde do ex-presidente da África do Sul, Nelson Mandela, de 95 anos, vive um momento de “melhoria lenta”, mas seu estado continua sendo “crítico”, informou hoje (11) a presidência do país.

Por meio de um comunicado, o governo sul-africano disse que os médicos que cuidam de Mandela reiteraram que “embora sua saúde esteja melhorando de forma sustentada, Madiba (como o ex-presidente é conhecido em seu país) ainda segue em uma situação crítica”.

“Continuemos rezando pela recuperação e a boa saúde de Madiba”, internado em um hospital de Pretória desde 8 de junho em função de uma recaída de uma infecção pulmonar, afirmou o presidente sul-africano, Jacob Zuma, na nota oficial.

O comunicado foi divulgado dois dias depois que a filha mais nova do antigo estadista, Zindzi Mandela, disse à televisão pública local “SABC” que seu pai “se encontra a cada dia “mais alerta” e é capaz de “se sentar”.

O estado de Mandela mudou de “grave mas estável” para “crítico” em 23 de junho.

O ícone da luta contra o regime racista do apartheid passou seu 95º aniversário no hospital, em 18 de julho, dia no qual recebeu homenagens e felicitações de centenas de milhares de sul-africanos e de líderes e cidadãos de todo o mundo.