AUSÊNCIA

Lula não irá à posse de Milei e mandará ministro Mauro Vieira representar o Brasil

Presidente brasileiro foi convidado formalmente, com convite entregue no último dia 26, em Brasília. Milei disse que Lula seria bem recebido, mas já havia convidado o ex-presidente Jair Bolsonaro

Fotos: Télam (Milei)/Youtube (Lula)
Fotos: Télam (Milei)/Youtube (Lula)
Depois de dizer que Lula será bem vindo à sua posse, Milei enviou futura chanceler conversar sobre o tema com a diplomacia brasileira

São Paulo – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva não irá à posse, no próximo domingo (10), do ultradireitista Javier Milei, eleito presidente da Argentina. Segundo o portal g1 e a GloboNews, o Brasil deverá ser representado pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e por assessores. Lula foi convidado formalmente, com convite entregue no último dia 26, em Brasília, em reunião entre chanceler e a deputada argentina Diana Mondino, já anunciada futura chanceler argentina pelo presidente eleito.

Durante a campanha presidencial, Milei atacou Lula diversas vezes, chamando-o de “corrupto”. E afirmou que, caso eleito, romperia relações com o Brasil e retirar a Argentina de organismos multilaterais defendidos por Lula. É o caso do Mercosul e o Brics.

Quando o resultado foi confirmado, Lula publicou uma mensagem em uma rede social na qual cumprimentou a Argentina, as instituições do país vizinho, mas não mencionou o nome de Milei. Com o passar dos dias, o argentino deixou claro que Lula seria bem recebido em sua posse. No entanto, antes, havia acertado convite a Jair Bolsonaro para a solenidade, o que requer cuidados diplomáticos da Argentina.

Lula não será o primeiro a faltar a uma posse na Argentina

Embora a Argentina seja importante parceiro comercial do Brasil na região, esta não será a primeira vez que um presidente brasileiro não irá à posse de um argentino. Confira:

  • 2019: Jair Bolsonaro enviou o vice, Hamilton Mourão, para a posse de Alberto Fernández
  • 2015: Dilma Rousseff compareceu à posse de Mauricio Macri
  • 2011: Dilma esteve na posse de Cristina Kirchner
  • 2007: Lula participou da posse de Cristina Kirchner
  • 2003: Lula compareceu à posse de Nestor Kirchner
  • 2002: Fernando Henrique Cardoso não compareceu à posse de Eduardo Duhalde, eleito pelo Congresso
  • 2001: Fernando Henrique não foi à posse de Adolfo Rodríguez Saá, eleito pelo Congresso
  • 1999: Fernando Henrique foi à posse de Fernando de la Rua
  • 1995: Fernando Henrique esteve na posse de Carlos Menem
  • 1989: José Sarney foi na posse de Carlos Menem

Com g1